O Comité Olímpico de Moçambique (COM) vai investir USD 100.000,00 (cem mil dólares), cerca de 6.600.000,00Mt (seis milhões e seiscentos mil meticais) nas selecções nacionais de basquetebol feminino e voleibol masculino, especialidade de praia, com o objectivo de qualificar as mesmas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.
O apoio financeiro está dentro das iniciativas da Solidariedade Olímpica Internacional e no quadro do Projecto Team Support Grand para o ciclo 2025- 2028.
Para tal, um memorando de entendimento para a transferência de verbas foi rubricado na manhã de ontem, em Maputo, entre o COM e as federações de basquetebol e voleibol.
O acordo foi rubricado por Francisco Mabjaia, vice-presidente do COM, Paulo Mazivila e Mohamed Valá, respectivamente presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) e Federação Moçambicana de Voleibol (FMV).
O mesmo prevê que cada uma das federações receba USD 50.000,00 (cinquenta mil dólares), o equivalente a 3.300.000,00Mt (três milhões e trezentos mil meticais) durante o ciclo olímpico 2025-2028.
Com os valores disponibilizados, a FMB e a FMV devem “criar condições de treinamento e despesas dos atletas para preparação e participação em provas das modalidades” e, ainda, “ comparticipar em actividades específicas dentro das regras da Solidariedade Olímpica e da respectiva Federação Internacional, no âmbito da qualificação olímpica LA-2028.”
Entretanto, justificando as escolhas de basquetebol feminino e voleibol de praia masculino, Francisco Mabjaia disse que as duas selecções são aquelas que neste momento se apresentam próximas de atingir o objectivo da qualificação, em função da sua qualidade competitiva.
– “A Solidariedade Olímpica Internacional abre a cada país a possibilidade de indicar duas modalidades colectivas que possam beneficiar deste tipo de apoios, sendo que uma deve ser do sexo masculino e outra do sexo feminino. No sector masculino escolhemos o voleibol de praia que, como se sabe, só não conseguiu o apuramento para as duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, que decorreram em Tóquio (Japão) e Paris (França), porque perdeu na final africana. A selecção feminina de basquetebol continua a ser a nossa equipa colectiva com os melhores indicadores para poder chegar aos Jogos Olímpicos, daí a insistência”, disse Francisco Mabjaia.


