A preparação da Selecção Nacional de Basquetebol sénior feminina para a participação no Afrobasket a decorrer em Abidjan, Costa do Marfim, inicia na segunda-feira do dia 9 de Junho.
A informação foi tornada pública, na quarta-feira, pelo presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), Paulo Mazivila, que, na ocasião, anúncio que a lista das jogadoras pré-convocadas será publicada três dias antes, na sexta-feira do dia 6 de Junho.
O dirigente, que falava na sede do Comité Olímpico de Moçambique (COM), durante a assinatura de um contrato na base do qual o COM vai alocar USD 15.000,00 (quinze mil dólares americanos), cerca de 990.000,00 MT (novecentos e noventa mil meticais) para a preparação do Afrobasket, precisou que o “cinco” nacional deve cumprir um estágio pré-competitivo na Turquia ou Portugal. De acordo com a fonte, entre os dois países europeus, Portugal surge na dianteira, estando com mais de 70 por cento de possibilidades de ser aí onde a equipa vai estagiar e, depois, seguir para o palco da competição.
Refira-se que, na Costa do Marfim, Moçambique está integrado no Grupo “D”, ao lado da tetracampeã Nigéria e o Ruanda, que, na última edição, terminou em quarto lugar.
REENCONTROS COM
DUELOS DE ESTREIA
A Selecção Nacional tem reencontros e jogos de estreia com a Nigéria e Ruanda, durante a fase de grupos da 29.ª Edição do Afrobasket.
Diante do Ruanda, que vai no seu quarto Afrobasket, o “cinco” de Nasir Salé fará o seu primeiro jogo de sempre numa fase final do Afrobasket.
Entretanto, em sentido inverso, frente à Nigéria, equipa que domina o basquetebol africano nos últimos 10 anos, Moçambique fará o seu 10.º jogo.
A primeira vez que as duas selecções jogaram entre si foi em Maputo, na decisão do título no Afrobasket que o país acolheu.
Valendo, igualmente, uma presença nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, as “D-Tigers” ganharam por 69-63, numa final também marcada pelo duelo entre as estrelas Clarice Machanguana e Nfuo Udoka, que lideraram as suas equipas com 21 e 28 pontos, respectivamente.
Nos nove jogos entre si, Moçambique ganhou por duas vezes, sempre nos quartos-de-final, primeiro no Senegal-2007 (69-61) e em Maputo-2013 (77-74), mas perdeu por sete vezes.