Vão esta manhã a enterrar, no Cemitério Santa Isabel, na cidade da Beira, em Sofala, os restos mortais do antigo jogador de futebol do Ferroviário da Beira, Orlando Conde, que perdeu a vida no passado domingo, vítima de doença.
O funeral será antecedido de velório às 9.00 horas, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, onde serão apresentadas várias mensagens em homenagem ao Conde. Orlando Conde, que morreu aos 70 anos, destacou-se não só no futebol como também no basquetebol e atletismo. De família de desportistas, Orlando Conde é irmão mais velho do seleccionador nacional de futebol Chiquinho Conde, Geraldo e Elcídio.
Em 1986, três dos irmãos Conde estiveram juntos naquela que foi a primeira participação de Moçambique numa fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), um feito histórico para o país.
Esteve sempre ligado ao Ferroviário da Beira, clube onde construiu grande parte da sua trajectória desportiva e ao qual continuava vinculado de diversas formas. Para além disso, desempenhou também funções em vários elencos da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB).