Moçambique entrou a vencer, ontem, no Torneio Internacional de Boxe de Luanda, inserido nas comemorações dos 50 anos de independência de Angola. Lázaro Comé (67kg) venceu o anfitrião Barrão Kuanzambi, logo no 1.º round.
Comé, único pugilista moçambicano que por força do sorteio foi destacado para a sessão inaugural, entrou muito seguro no combate e não deu tréguas ao seu adversário, disferindo golpes fortes que culminaram com a suspensão do combate pelo árbitro, como forma de proteger a integridade física do pugilista angolano.
Com esta vitória, Lázaro Comé transita para às meias-finais, onde enfrentará, amanhã (sábado) outro angolano, Morais Orlando, que derrotou Rholf Ambara Yoka da República do Congo.
Entertanto, hoje sobe ao ringue Naimo Cumbana (63kg) para enfrentar o angolano João Kibinda, para as meias-finais.
Outros quatro pugilistas moçambicanos entram na prova amanhã, nas meias-finais, com Manuel Paulo Bangune (54kg) a enfrentar Jack Kindombe, de Angola, que nos quartos-de-final derrotou Gloire Baroka Kolongo da República Democrática do Congo (RDC).
Armando Sigaúque (57kg) vai enfrentar o angolano Noel Conde, ambos ficaram de fora nos “quartos”.
Já Ricardo Gildo Cumbe (60kg) terá pela frente o angolano Ernesto Gomes, que venceu o congolês Cheril Ngassai, nos “quartos”.
Por fim, Yong Augusto Bazima (71kg) defrontará o angolano Gersom Manuel, que derrotou, nos quartos-de-final, o sul-africano Blessing Nzinhana.
Participam neste torneio 65 pugilistas masculinos e quatro femininos, representantes de sete países, o anfitrião Angola, Moçambique, África do Sul, RDC, RCC, Namíbia e Zimbabwe.