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Estádio a espera de receber relva e cadeiras
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REPORTAGEM

ESTÁDIO DA MACHAVA APRESENTA-SE À NAÇÃO

O sonho está prestes a tornar-se realidade. Dentro de 48 horas, o Estádio da Machava apresenta-se à nação moçambicana com uma imagem completamente renovada para albergar as cerimónias centrais do 50º aniversário da Independência Nacional, que se assinala nesta quarta-feira, dia 25 de Junho.

O dia será, por isso, duplamente histórico para o país, na medida em que celebrará o dia da proclamação da Independência e ao mesmo tempo a efeméride ficará marcada pela reinauguração, que no fundo será uma pré-inauguração, do mais antigo estádio de futebol do país, já que as condições para a bola começar a rolar só estarão criadas em Outubro.  

Neste âmbito, o Estádio da Machava foi preparado numa primeira fase para acolher o dia 25 de Junho, tendo sido criadas todas as condições, conforme fez questão de dizer o responsável pelas obras e engenheiro Civil de Estruturas, Samuel Muzime.

Dos trabalhos realizados até ao momento e, já concluídos, salta à vista a instalação das novas torres de iluminação, sem dúvida uma das maiores inovações que a Machava beneficiou no quadro da sua reestruturação e modernização.

As quatro torres dão um ar moderno a aquele recinto desportivo, sendo que cada uma delas está devidamente equipada com 128 holofotes de 500 watts, o que perfaz uma capacidade total de 64 mil watts.

O grande investimento que fez a nível da iluminação – são ao todo 728 holofotes – faz perceber um estádio altamente iluminado com capacidade de sobra para receber jogos a noite. É que na sua capacidade máxima as quatro torres atingirão uma potência de 364 mil watts, superando de longe o exigido, por exemplo, nas competições oficiais no Brasil, onde os estádios devem ter, pelo menos, quatro torres de iluminação, cada uma com, no mínimo, seis projetores de 2.000 watts, o que equivale uma potência de 12 mil watts em cada torre.

De acordo com a explicação do responsável pelas obras, Samuel Muzime, engenheiro Civil de Estruturas dos CFM, que na semana passada orientou uma visita de trabalho com uma equipa da EDM, a iluminação de grande “escala” deve-se ao facto da iluminação estar distribuída pela pista de ciclismo, uma realidade já não muito comum nos campos modernos.

“São poucos os estádios que tem uma pista de ciclismo. Atendendo a esta realidade tivemos que reforçar a iluminação, já que os holofotes não estarão centrados apenas no campo, mas também na pista de ciclismo ”, explicou. De salientar, que no estádio tem ainda pista de atletismo, o que justifica o investimento nos 728 holofotes LED.  

Ainda no que toca , a iluminação, a zona exterior do estádio também estará bem iluminada. Logo na saída, ainda junto aos portões, foram montados postes, o mesmo se verifica no novo parque de estacionamento e nas áreas de acesso.

Questionado sobre o objectivo da visita da equipa da EDM, Samuel Muzime disse tratar-se de um encontro, no qual pretendia apurar se estava tudo em condições.

“Os técnicos da EDM estiveram a verificar as condições de energia e também como será pensado o back-up, que passa essencialmente por alinhar qual papel que cada um terá no dia do evento. Em princípio, está tudo pronto. Agora estamos mesmo, conforme disse, a pensar no back-up , como é que iremos fazer no dia do evento. São apenas pequenos pormenores que estamos a acertar em conjunto”, explanou.  

Para além da renovação de todo o sistema eléctrico, as bancadas foram pintadas (verde e banco) e a tribuna, camarote, imprensa também renovados, dando um ar moderno e fresco ao recinto.

O restaurante construído VIP e a nova área de imprensa construídas de raiz no topo, bem ali junto à tribuna e ao camarote, deram um toque de grande “glamour” e de conforto, tal qual um estádio moderno com capacidade logística acima da média.

A rampa que permitirá as pessoas portadoras de deficiência acederam ao campo com maior facilidade foi também concluída com sucesso, respondendo a um dos itens de segurança exigidos pela CAF.

Respondendo ainda às medidas de segurança foram colocadas vedações no exterior do estádio e criada um entrada reservada – espécie de túnel – para os espectadores VIP que acederão à Tribuna e aos Camarotes.

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Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.