O Ferroviário de Maputo está a uma vitória do título nacional feminino, após vencer o Costa do Sol no jogo-1 da final do “play-off” da Liga Sasol, que se disputa à melhor de três partidas, no Pavilhão d’A Politécnica. Na noite de ontem, as “locomotivas” bateram as “canarinhas” por 57-36, estando em posição privilegiada para erguer o 11.º troféu.
As duas equipas voltam a cruzar-se, hoje, às 17:30 horas, no mesmo local, num confronto que pode consagrar as invictas “meninas” de Nasir Salé ou que pode reacender as esperanças das pupilas de Leonel “Mabê” Manhique, que desde 2002 não celebram um título nacional, por culpa, precisamente, do Ferroviário de Nasir Salé.
No primeiro jogo da série desta final, os números colectivos voltaram a ser modestos, evidenciando a cautela que as duas formações têm, apostando na defesa. Como corolário, o primeiro quarto terminou com uns impensáveis 9-6, a favor da equipa verde-e-branca. Porém, o segundo foi mais produtivo, terminando em 21-13. Sem poder reagir, o Costa do Sol viu o seu adversário a distanciar-se no penúltimo quarto (18-8) e a sentenciar a partida nos derradeiros 10 minutos (11-9). Em termos individuais, o destaque vai para a regressada Odélia Mafanela, que assinalou mais um duplo-duplo (12 pontos e 10 ressaltos). Sílvia Veloso foi a “cestinha” (14 pontos).
Entretanto, a antecerder a final, A Politécnica garantiu o terceiro lugar ao derrotar Lázio por 51-41 (9-6, 14-12, 10-8, 18-15).


