Jornal Desafio
DESTAQUE » CEM MILHÕES ANUAIS PARA VIABILIZAR PLANO RUMO AOS JOGOS DE LOS ANGELES  
REPORTAGEM

CEM MILHÕES ANUAIS PARA VIABILIZAR PLANO RUMO AOS JOGOS DE LOS ANGELES  

O Comité Olímpico de Moçambique (COM) estabeleceu como mínimo cem100 milhões de meticais anuais para viabilizar o plano estratégico visando a qualificação para os Jogos Olímpicos Los Angeles-2028, nos Estados Unidos da América (EUA), nas nove modalidades tidas como as que têm potencialidades para apurar um número considerável de atletas ao maior evento desportivo planetário, nomeadamente boxe, vela e canoagem, judo, taekwondo, atletismo, natação, vólei de praia e basquetebol feminino.

Estes dados foram avançados pelo presidente do COM, Aníbal Manave, à margem da Assembleia-Geral Ordinária da instituição realizada na última sexta-feira, no Centro OlympÁfrica de Boane, na província de Maputo, e que serviu para avaliar o último ciclo olímpico, que culminou com a realização dos Jogos Olímpicos Paris-2024, e perspectivar o presente, que iniciou este ano e termina com os Jogos de Los Angeles.

Moçambique qualificou apenas três atletas para os Jogos de Paris, designadamente Alcinda dos Santos (boxe), Deyse Nhaquile (vela) e Jacira Ferreira (Judo), de um total de nove que beneficiaram de bolsas para o Ciclo Olímpico 2020/2024. Foram bolseiros para o último ciclo olímpico Alcinda dos Santos e Rady Gramane (boxe); Deyse Nhaquile, Denise Parruque e Maria Machava (vela); Joaquim Lobo (Canoagem); Creve Machava (atletismo); Kevin Loforte (judo) e Matthew Lawrence (natação).

É um número bastante reduzido comparativamente aos Jogos Olímpicos Tóquio-2020, para os quais o país qualificou sete atletas, sendo dois no boxe - Alcinda dos Santos e Rady Gramane -; três na vela e canoagem - Deyse Nhaquile, Denise Parruque, Maria Machava e Joaquim Lobo -; e um no judo – Kevin Loforte. Todos os apurados foram bolseiros do Ciclo Olímpico 2016/2020, incluindo Creve Machava (atletismo), Kevin Loforte (judo) e Igor Mogne (natação). 

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.