Moçambique vai, dentro de 22 dias, fazer a sua estreia no Campeonato Africano das Nações, marcada para Marrocos, de 21 de Dezembro a 18 de Janeiro. Naquela que será a sexta presença na maior competição do continente de futebol, a equipa nacional jogará a fase de grupos em duas cidades, nomeadamente Marraquexe e Agadir, estando, por isso, a fazer cerca de 300 quilómetros para disputar as suas partidas.
Ora, entre as duas cidades, os “Mambas” terão a de Marraquexe, localizada no centro-sul de Marrocos, entre o deserto e as montanhas do Alto Atlas, como a sua base . É lá onde a 24 de Dezembro farão o jogo de estreia diante da Costa do Marfim, no Grand Stade de Marraquexe, um palco com capacidade para 45.240 espectadores.
É também na cidade conhecida pela sua vibrante Medina que a Selecção Nacional fará os primeiros treinos em terras marroquinas, que estarão muito virados para o primeiro encontro, logo diante dos actuais detentores do título.
Cumprido o jogo em Marraquexe, isto na noite de 24 de Dezembro, a comitiva nacional viajará para Agadir, no dia 26, onde fará, no dia 28, o jogo do seu grupo, o“F”, frente ao Gabão, no Estádio Adrar, que passou por obras de reestruturação para receber o CAN, passando dos 45.480 para 46.000 espectadores.
O último encontro do grupo será diante dos Camarões, a 31 de Dezembro, novamente para a cidade balnear de Agadir, conhecida pelo forte turismo. Caso vá além da fase de grupos, a Selecção Nacional poderá escalar uma das seis cidades que acolherão o CAN. Note-se que em cinco participações os “Mambas” nunca conseguiram a qualificação para a fase a eliminar.


