Ivo Tavares, enviado a Marrocos com apoio da JOGABETS
Depois da histórica vitória sobre o Gabão por 3-2, os Mambas podem garantir a qualificação para os oitavos-de-final do Campeonato Africano das Nações (CAN) sentados no sofá do hotel onde estão hospedados.
A Selecção Nacional entra na última jornada da fase de grupos com três pontos, numa posição confortável na corrida aos quatro melhores terceiros-classificados. O apuramento pode ficar matematicamente assegurado ainda hoje, caso pelo menos duas das seguintes selecções não vençam os seus respectivos jogos da terceira jornada: Angola (1 ponto), Zimbabwe (1), Zâmbia (2) e Comores (1).
Este cenário reduz significativamente a possibilidade de equipas com 1 ou 2 pontos ultrapassarem Moçambique no grupo dos terceiros classificados, permitindo que “Mambas” garantam, no mínimo, uma vaga entre os quatro melhores terceiros e, consequentemente, o acesso à fase a eliminar.
Hoje o Zimbabwe mede forças com a África do Sul (18.00h), as Comores defrontam o Mali, às 21.00h, Angola tem pela frente o Egipto, às 18.00h, e a Zâmbia joga contra o anfitrião Marrocos (21.00h).
Recorde-se que no CAN apuram-se automaticamente para os oitavos-de-final os dois primeiros classificados de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados entre os seis grupos.
Feitas as contas, Moçambique pode hoje celebrar uma qualificação histórica para a fase a eliminar, coroando um percurso memorável marcado pela primeira vitória da sua história na competição, alcançada 39 anos depois.


