Jornal Desafio
Caso vençam os Leões Indomáveis, os Mambas passarão a ocupar o segundo lugar no Grupo F, ou até primeiro, numa possível derrota da Costa do Marfim diante do já eliminado Gabão. 
DESTAQUE » MOÇAMBIQUE PODE GARANTIR OITAVOS-DE-FINAL NO SOFÁ
CAN DO MARROCOS

MOÇAMBIQUE PODE GARANTIR OITAVOS-DE-FINAL NO SOFÁ

Ivo Tavares, enviado a Marrocos com apoio da JOGABETS 

Depois da histórica vitória sobre o Gabão por 3-2, os Mambas podem garantir a qualificação para os oitavos-de-final do Campeonato Africano das Nações (CAN) sentados no sofá do hotel onde estão hospedados.

A Selecção Nacional entra na última jornada da fase de grupos com três pontos, numa posição confortável na corrida aos quatro melhores terceiros-classificados. O apuramento pode ficar matematicamente assegurado ainda hoje, caso pelo menos duas das seguintes selecções não vençam os seus respectivos jogos da terceira jornada: Angola (1 ponto), Zimbabwe (1), Zâmbia (2) e Comores (1).

Este cenário reduz significativamente a possibilidade de equipas com 1 ou 2 pontos ultrapassarem Moçambique no grupo dos terceiros classificados, permitindo que “Mambas” garantam, no mínimo, uma vaga entre os quatro melhores terceiros e, consequentemente, o acesso à fase a eliminar.

Hoje o Zimbabwe mede forças com a África do Sul  (18.00h), as Comores defrontam o Mali, às 21.00h, Angola tem pela frente o Egipto, às 18.00h, e a Zâmbia joga contra o anfitrião Marrocos (21.00h).

Recorde-se que no CAN apuram-se automaticamente para os oitavos-de-final os dois primeiros classificados de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados entre os seis grupos.

Feitas as contas, Moçambique pode hoje celebrar uma qualificação histórica para a fase a eliminar, coroando um percurso memorável marcado pela primeira vitória da sua história na competição, alcançada 39 anos depois.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.