O Seleccionador Nacional de Futsal, Nadir Narotam, está confiante no apuramento de Moçambique ao Campeonato Africano das Nações (CAN), Marrocos-2026. Porém, pede maturidade e foco dos atletas nos trabalhos que vem sendo desenvolvidos, deixando para trás a frustração da falha no apuramento da edição passada.
Falando ao desafio sobre o adversário, Mauritânia, que Moçambique vai enfrentar na derradeira fase de qualificação, o técnico destacou a qualidade e a evolução do oponente, sublinhando que se trata de uma selecção que esteve presente na última edição do Campeonato Africano e que demonstrou crescimento competitivo. “Estamos a falar de uma selecção que mostrou claramente qualidade, evolução e, acima de tudo, trabalho. Será um adversário com muita vontade de se qualificar”, referiu Narotam, acrescentando que Moçambique terá de estar igualmente preparado para corresponder às exigências da eliminatória.
O seleccionador garantiu que a equipa nacional está consciente dos desafios que terá pela frente e determinada a evidenciar as suas próprias qualidades. “Nós temos que estar preparados para mostrar aquilo que são as nossas capacidades e tentarmos fazer o melhor resultado possível”, frisou.
Questionado sobre a gestão do desejo e da ansiedade depois de Moçambique ter falhado a qualificação no ano passado, Narotam foi peremptório: “Não podemos nunca viver daquilo que aconteceu no passado. Queríamos muito estar presentes no último Campeonato Africano e não conseguimos, mas agora temos mais uma oportunidade”, afirmou.
Moçambique visita Mauritânia, a quem vai defrontar no dia 3 ou 4 de Fevereiro, em partida da primeira mão, enquanto a segunda será em solo pátrio, no dia 6 ou 7 do mesmo mês.


