Jornal Desafio
Apesar de ser promotora de uma acção que visa ajudar as vítimas das inundações, a própria antiga estrela da Selecção Nacional foi vítima da catástrofe que se abateu sobre Marracuene, onde reside e está a construir as futuras instalações da sua Fundação.
DESTAQUE » MESMO SENDO VÍTIMA DAS CHEIAS: CLARISSE ORGANIZA JOGO SOLIDÁRIO
BASQUETEBOL

MESMO SENDO VÍTIMA DAS CHEIAS: CLARISSE ORGANIZA JOGO SOLIDÁRIO

A antiga poste internacional moçambicana Clarisse Machanguana vai organizar, no dia 3 de Fevereiro, uma acção desportiva de solidariedade para com as vítimas das inundações que afectaram o país, com destaque para as províncias de Maputo e Gaza.

A acção, segundo a Fundação Clarisse Machanguana, passa pela realização de partidas de basquetebol envolvendo jovens dos bairros de Zintava, Xivindzi e Faftine, todos do município de Marracuene.

Os jogos vão decorrer na Escola Secundária de Zintava e envolverão jovens adolescentes com idades entre 10 e 16 anos.

Durante esses as partidas, a Fundação Clarisse Machanguana vai proceder à recolha de doações de bens destinados a apoiar as vítimas das inundações, nomeadamente material escolar, artigos de higiene e vestuário.

Refira-se que, apesar de ser promotora de uma acção que visa ajudar as vítimas das inundações, a própria antiga estrela da Selecção Nacional foi vítima da catástrofe que se abateu sobre Marracuene, onde reside e está a construir as futuras instalações da Fundação Clarisse Machanguana.

Na sequência da chuva intensa, Clarisse Machanguana viu a sua casa totalmente submersa e com quase todos os seus bens praticamente perdidos.

Em um vídeo disse que “nunca imaginou que regressaria à sua casa de barco” mas que, mesmo assim, “estava feliz por estar viva”.

Em meio ao drama provocado pelas inundações que a afectaram, Clarisse Machanguana terá o seu legado reconhecido pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) quando, no dia 21 de Abril, for introduzida no “Hall of Fame” que, traduzido para português, significa “Muralha da Fama”, a mais alta homenagem que um actor da modalidade pode receber.

A decorrer em Berlim, Alemanha, Machanguana será introduzido na turma de 2026 do “Hall of Fame” da FIBA na qual constam os nomes de Dirk Nowitzki (Alemanha), Wang Zhizhi (China), Hedo Türkoğlu (Turquia), Céline Dumerc (França), Ludwik Miętta-Mikołajewicz (Polónia) e Ismenia Pauchard (Chile), esta última a título póstumo, depois de ter ganho destaque no basquetebol mundial entre 1957 e 1964.

Criado em 2007, o “Hall of Fame” já homenageou 200 figuras ilustres de 45 países e dos cinco continentes, sendo que Clarisse Machanguana é a primeira moçambicana a entrar na restrita lista.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.