Jornal Desafio
DESTAQUE » Do templo de Shaolin a inspector da Polícia
OUTROS CAMPOS

Do templo de Shaolin a inspector da Polícia

Por:REGINALDO CUMBANA
Fotos do Arquivo do Entrevistado

O seu nome verdadeiro é Alex Raul Sitoe, mas os chineses baptizaram- -no New Chung, já na China, para onde foi viver em regime de internato, como não deixaria de ser, no templo de Shaolin, por 20 longos anos, desde os 5 anos. Nasceu em 1979, em Chicumbane, Gaza, mas cedo abandonou a sua terra natal, com a permissão dos seus pais, já falecidos. Com passagem pelo Canadá, onde-se formou em Gestão de Empresas, a epopeia de New Chung o traria de volta a Moçambique, acidentalmente quando estava com uns missionários canadianos a fazer filmagens que escalaram Cape Town e Moçambique, donde nunca mais saiu, salvo em viagens de turismo ao Oriente e Ocidente. É que, uma vez em Moçambique, acidentes de percurso motivaram-no a fazer crescer em si o sonho de usar as técnicas de luta corpo a corpo que domina como ninguém para ser útil à Nação, um sonho que perseguiu até conseguir, sendo hoje formador das Forças Especiais, com a responsabilidade de seleccionar o candidatos ao curso básico da Polícia, formar esse candidatos a formadores.

 

NO TEMPO DE SHAOLIN DURANTE 20 ANOS

– “Em 1984 os meus pais, que eram agricultores e trabalhavam com chineses, não tinham condições de cuidar de mim. Era um tempo de guerra civil e um casal de chineses pediu aos meus pais para me deixarem ir com eles para a China e eles aceitaram”, conta New Chung. – “De facto, os chineses levaram-me para a cidade de Hainan e me puseram no templo de Shaolin para ser educado como uma criança chinesa. Não é um tempo onde se forma apenas luta, Kung Fu em particular, mas é uma formação global como pessoa. Fazia-se juramento e tu entravas e não conhecias o mundo exterior. Ficámos lá a treinar Kung Fu, nas suas mais diversas vertentes, com outras actividades complementares, como agricultura”, revela.

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..