O campo de golfe da Açucareira de Xinavane foi palco no último sábado da edição especial do Torneio Presidential Golf Day-2025, alusivo aos 50 anos de independência de Moçambique, efeméride que assinala-se a 25 de Junho corrente.
A cerimónia de abertura foi dirigida pelo Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, onde aproveitou a ocasião para mostrar-se determinado a posicionar Moçambique ao mais alto nível no Continente Africano, no que concerne ao golfe.
– “Estamos determinados a posicionar Moçambique não só como um destino turístico de referência, mas também como uma platarforma estratégica de negócios em África, sem dúvidas como uma referência incontornável no golfe africano”, começou por dizer Chapo.
– “Para isso impulsionamos a atracção de investimentos em infra-estruturas desportivas e turísticas, a formação e a capacitação de talentos locais e a integração do turismo desportivo nas nossas estratégias nacionais de desenvolvimento”, acrescentou.
Na mesma senda, Daniel Chapo reconheceu, em nome da República de Moçambique, o trabalho realizado por Danilo Nhantumbo, golfista e presidente da AMOGOLFE, primeira associação no país de golfe, desde 1975.
– “Danilo Nhantumbo é um verdadeiro embaixador de Moçambique através do golfe, pois, com coragem, paixão e um profundo sentido de missão, ele tem promovido a marca Moçambique em palcos regionais e internacionais, a diplomacia económica e sobretudo a nossa juventude, por isso, mais do que um golfista, é um sonhador que transforma ideias em realidade, um exemplo inspirador para todos nós”, declarou.
O Presidential Golf Day é uma plataforma internacional onde vários empresários, investidores, empreendedores e profissionais de diversas áreas encontram-se para estabelecer a rede de contactos e negócios, para além de dar algumas tacadas.
sob o lema: “Tacadas para os 50 Anos de História e Desenvolvimento”, participaram na edição especial do Presidential Golfe Day-2025 vários golfistas nacionais, para além de angolanos e sul-africanos.


