Jornal Desafio
DESTAQUE » BENTO NAVESSE PREPARA ÁRBITRAS PARA CAN FEMININO
NOTICIÁRIO

BENTO NAVESSE PREPARA ÁRBITRAS PARA CAN FEMININO

O instrutor da FIFA Bento Navesse inicia hoje, em Marrocos, a preparação das árbitras que irão participar no Campeonato Africano das Nações (CAN) em Futebol Feminino, competição que decorrerá de 5 a 26 de Julho naquele país do Magrebe.

Navesse permanecerá em Marrocos durante um mês, antes de seguir para o Ruanda, onde por oito dias dará continuidade ao seu trabalho formativo.

O mês de Julho será particularmente preenchido para o instrutor, que estará na Tanzania entre 16 e 22 de Julho. A sua digressão culminará novamente no Ruanda, de 27 de Julho a 2 de Agosto. Já em Agosto, Bento Navesse estará presente no Benin, de 12 a 18 de Agosto, e posteriormente visitará a República Centro-Africana, de 8 a 14 de Setembro.

Esta digressão africana teve início em Maio, na Libéria, tendo-se seguido mais uma semana de trabalho de 12 a 18 do mesmo mês. A missão de Bento Navesse prosseguiu na Guiné-Bissau, entre 25 e 31 de Maio. Em Junho, o instrutor esteve em  Botswana por duas vezes, de 8 a 14 e de 6 a 12 de Julho, e escalou também Somália de 20 a 30 de Junho.

Além do seu papel enquanto instrutor da FIFA e da CAF, Navesse é também instrutor da IAAF para a formação de treinadores de primeiro nível, sendo considerado um dos profissionais mais requisitados a nível internacional na área da preparação física. Destacou-se, ao longo da sua carreira, como preparador físico das selecções femininas sub-18 e sub-16 de basquetebol, tendo contribuído para a conquista da medalha de bronze no Afrobasket de 2014 e para o quarto lugar nas Maurícias, em 2015.

Com uma vasta experiência e reconhecido mérito, Bento Navesse é actualmente um dos oito instrutores da FIFA em África e integra o restrito grupo de 28 instrutores a nível mundial. É ainda especialista na formação de árbitros e instrutores, tanto no futebol, como no futebol de salão, actuando em nome da CAF e da FIFA.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.