Uma obra biográfica de Mário Esteves Coluna será lançada dentro de um mês, anunciou ontem a família do “Monstro Sagrado” na inauguração de uma exposição alusiva aos 90 anos do seu nascimento.
A mostra, patente no Luz Café, no Bairro da Polana, em Maputo, reúne quadros, troféus, livros e outros objectos que retratam momentos marcantes da vida e da carreira do antigo capitão do Benfica e da selecção portuguesa.
Segundo uma das filhas, esta é apenas a primeira etapa de um projecto mais amplo. “O nosso projecto é um bocadinho maior que este. Isto é só o início de muitas mais coisas que têm por vir. O passo a seguir é fazermos uma outra exposição num espaço maior e temos outras surpresas que ainda estamos a organizar”, afirmou, adiantando que a homenagem não se limitará a esta exposição.
Coluna, que nasceu em Maputo, destacou-se no Benfica, conquistando duas Taças dos Campeões Europeus (1961 e 1962) e dez campeonatos nacionais, mas também praticou outra modalidade e sempre manifestou vontade de ajudar o desenvolvimento do desporto moçambicano. “Um dos sonhos dele era ajudar o país no desporto de uma forma geral. Nós, como família, resolvemos dar continuidade a estes projectos”, disse a filha.
A inauguração serviu ainda para lançar um apelo aos jovens atletas. “Acredito que existam mais Mários Colunas neste país, mais Eusébios, mais Lurdes Mutola. O que falta é apoio e iniciativas para levar o nosso país além-fronteiras. Ele foi um jovem batalhador, acreditou no seu sonho e chegou onde chegou”, sublinhou.
A exposição poderá ser visitada até 20 de Agosto e, segundo a família, futuras iniciativas incluirão um espaço maior, novas peças e medalhas, e a publicação da biografia que irá aprofundar a história e o legado de Coluna.