BERNARDO JEQUETE
A equipa do Costa do Sol revalidou o título de campeão nacional de futebol feminino, ao vencer a o Cocoricó da Beira por 5-0, jogo da final disputado ontem.
O triunfo não apenas solidifica a dominância das “canarinhas” na modalidade, em particular nesta edição, mas também direcciona as atenções para o próximo desafio internacional, que inicia dentro de dias.
Os golos da vitória das bicampeãs nacionais foram apontados por Moçambique (dois), Angila (dois) e Marlene (1), num jogo em que o domínio do Costa do Sol, que terminou a prova invicto, nunca esteve em causa.
A disputa do terceiro lugar da competição também trouxe emoções com a União Desportiva de Lichinga a vencer a Black Bulls por 2-0, num jogo bastante equilibrado que deixou os adeptos felizes até ao apito final.
As equipas vencedoras tiveram direito à premiação monetária e medalhas.
O Costa do Sol recebeu um cheque gigante de 50 mil meticais, enquanto o Cocoricó da Beira, segundo classificado, levou para casa 30 mil meticais.
A União Desportiva de Lichinga, por seu desempenho no terceiro poste, recebeu 20 mil meticais, além disso as equipas tiveram também medalhas de bronze.
O presidente da FMF, Feizal Sidat, fez uma avaliação positiva do campeonato, tendo enaltecido a evolução das atletas e a competitividade do futebol feminino no país. “Todos tiramos ilações sobre o que precisamos de melhorar. O futebol feminino é uma aposta da FIFA e da CAF, foi bom estarmos em Manica e todos saímos a ganhar. Acreditamos que as meninas farão uma boa prestação nas afrotaças.”, afirmou Sidat.