A União Desportiva de Songo, líder isolada da classificação do Moçambola-2025, recebe esta tarde o Ferroviário de Nacala, em jogo que dá seguimento à disputa da 14.ª jornada com o objectivo centrado no aproveitamento do empate consentido pela campeã e perseguidora Black Bulls, que na quinta-feira e em embate que assinalou a abertura da ronda consentiu uma igualdade sem golos na visita ao Ferroviário da Beira.
Inicialmente marcado para domingo, o jogo foi antecipado para hoje e em caso de vitória a UD Songo terá a diferença pontual aumentada dos actuais cinco para oito pontos, dois a mais antes do arranque da 14.ª jornada.
É que à entrada para esta ronda, a primeira da segunda volta do Moçambola-2025, os “hidroeléctricos” lideravam com 29 pontos, seis a mais do que a Black Bulls (23), campeã nacional em título.
Ora, com o empate de antes de ontem, na visita ao Ferroviário da Beira (0-0), os “touros” ganharam apenas um ponto, subindo para 24 e diminuindo para cinco a diferença em relação ao emblema da província de Tete. Quem poderia ter continuado com os mesmos seis pontos de diferença é o Ferroviário de Lichinga, que perdeu ontem (1-2) diante do seu homónimo de Maputo.
Todavia, caso ganhe, esta tarde, frente ao Ferroviário de Nacala, a UD Songo terá a sua liderança aumentada para oito pontos em relação à Black Bulls, principal concorrente na luta pelo título de campeão nacional, e nove ante o Ferroviário de Lichinga.
E a jogar em casa, a equipa de Daúde Razaque tem motivos bastantes para acreditar num triunfo, até porque o histórico desta temporada é esmagadoramente favorável.
A UD Songo ganhou seis dos sete jogos que fez na sua casa e empatou apenas um, na quarta jornada, na recepção ao Ferroviário de Lichinga (1-1). Fora isso, bateu o Ferroviário de Nampula (3-0), Desportivo da Matola e Desportivo de Nacala, ambos pelo mesmo resultado de 2-0, Ferroviário da Beira (1-0), ABB (4-0) e Chingale de Tete (5-2). Com a sua casa sendo uma fortaleza, os “hidroeléctricos” marcaram 17 golos e sofreram apenas três.
Em sentido inverso, o Ferroviário de Nacala não ganhou nenhum dos sete jogos que fez como visitante, mas arrancou três empates, todos sem golos e curiosamente nas últimas saídas que fez para a casa do Desportivo da Matola, Ferroviário de Maputo e AD Vilankulo. Nos restantes quatro perdeu diante do rival Desportivo de Nacala (2-0), Ferroviário da Beira e Chingale de Tete, ambos pelo mesmo resultado de 1-0 e ABB (3-2). Os “locomotivas” de maiaia marcaram apenas dois golos e sofreram nove.
Recorde-se que no jogo da primeira volta as duas equipas empataram, em Nacala, a dois golos.
Entretanto, ainda hoje, o Desportivo de Nacala recebe o Chingale de Tete, sétimo classificado.
Os “canarinhos” de Nacala ocupam o nono lugar com 15 pontos, enquanto o seu adversário é sétimo classificado, mas com 18 pontos.


