Jornal Desafio
DESTAQUE » MUITOS PENSAM QUE RECORRO À FEITIÇARIA OU SUPERSTIÇÃO
REPORTAGEM

MUITOS PENSAM QUE RECORRO À FEITIÇARIA OU SUPERSTIÇÃO


Figura lendária e ao mesmo tempo polémica do futebol moçambicano, Abdul Omar está de volta ao Moçambola. Aos 61 anos, o treinador que já conduziu várias equipas à elite nacional regressa à sua terra natal, Vilankulo, para assumir o comando da ADV.

Conhecido pela disciplina férrea, capacidade de transformar balneários desmotivados e por uma aura que muitos confundem com misticismo, Omar promete devolver a ambição e identidade ao clube que representa a sua origem e história.

“Eu vivo e respiro futebol. É o meu dia-a-dia, a minha paixão. O rótulo de treinador “obscurantista” acompanha-o há décadas. Mas ele recusa a etiqueta: Muitos pensam que recorro à feitiçaria ou superstição, mas a verdade é que o que faço é trabalhar psicologicamente os jogadores e até os adversários. Isso intimida, sim, mas os resultados vêm do esforço e da entrega”, disse em entrevista exclusiva, em tom firme, mas sempre sereno.

Para Abdul Omar, voltar a Vilankulo não é apenas um capítulo desportivo. É quase um reencontro espiritual. “Casei aqui, construí aqui a minha vida. Hoje volto a liderar uma equipa com jovens que me respeitam e que me obedecem. Estou feliz, porque sinto que posso devolver ao futebol da minha terra tudo o que ele me deu”.

Na mesma linha, reconhece o papel de outros mestres: “aprendo muito com colegas como “mister” Chiquinho Conde, Semedo e o professor Abdul Abdulá. Faço consultas e observo treinos de outras equipas. O futebol é moderno, é investigação e é evolução constante”.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.