O Maxaquene recebe esta tarde (15.00 horas), no “Matchiki-tchiki”, o Estrela Vermelha, no duelo de tudo ou nada referente à segunda mão da Finalíssima da “Poule” Sul de Apuramento ao Moçambola-2026.
Despromovidos em 2019, os “tricolores”, procuraram regressar ao mais alto escalão do futebol moçambicano, diante dos “alaranjados”, que não disputam o Moçambola há cerca de 10 anos.
Os “maxacas” partem em vantagem, depois de terem vencido em Zintava, por 2-1, no último fim-de-semana. Os golos de Chico Mioche – herói improvável – e Egino garantiram a vitória aos comandados do treinador Lalas, enquanto Abdul marcou para o Estrela Vermelha treinado por Caló.
No Centro, a Liga Desportiva de Sofala recebe o Futebol Clube da Beira no Estádio Municipal da Beira. Os “verdes” chegam com vantagem mínima, após triunfarem por 1-0 no mesmo recinto, com um golo solitário de Jordão. Ambas as equipas têm um objectivo claro: apurar-se, pela primeira vez, ao Moçambola.
No Norte, as atenções vão para o Estádio Municipal de Pemba, onde a Associação Desportiva de Pemba defronta o Desportivo local, que procura a primeira presença no Moçambola. O Desportivo venceu a primeira mão por 2-1, com golos de Abdala e Sundy, enquanto Maninho marcou para o “Pembinha”. Mais do que um simples “derby”, este confronto vai definir qual equipa acompanhará o Baía de Pemba na edição 2026 do Moçambola.
Segundo o regulamento da prova, em caso de empate na eliminatória vai-se directamente às grandes penalidades para se apurar o vencedor.


