O Ferroviário da Beira encerrou ontem a sua participação na Elite 16 com uma derrota por 92-77 diante do Dar City, no jogo de atribuição do terceiro lugar, disputado no Kasarani Indoor Arena, em Nairobi.
A formação moçambicana entrou apagada, permitindo ao Dar City construir rapidamente uma vantagem. O primeiro quarto terminou 27-12 para os tanzanianos, que mostraram maior agressividade ofensiva. No segundo período, o Ferroviário melhorou a postura defensiva, mas voltou a perder o parcial (23-19), o que levou as equipas ao intervalo com 50-31 e deixou a turma do Chiveve em situação complicada.
No reatamento, o Ferroviário transfigurou-se, surgiram melhores decisões no ataque, traduzidas num parcial de 25-19, que reabriu a discussão do encontro. Contudo, a reacção perdeu força no derradeiro quarto: o Dar City voltou a assumir o controlo. O último parcial (23-21) selou o resultado final em 92-77, impondo o terceiro desaire da prova ao vice-campeão moçambicano.
Mesmo com a derrota, o Ferroviário registou exibições individuais de grande nível.
Helton Ubisse voltou a ser referência no jogo interior, contribuindo com 16 pontos e cinco ressaltos, enquanto o norte-americano Joshua Thomas somou também 16 pontos e seis ressaltos. Ke Bouchum e Ismael Nurmamad contribuíram com 11 pontos cada.
A equipa somou duas vitórias importantes na fase de grupos, incluindo um triunfo dramático sobre o Matero Magic (Zâmbia). Nesse jogo, Ayad Munguambe assumiu o papel de herói ao converter um triplo a dois segundos do fim, fixando o resultado em 89-88 e garantiu o apuramento às meias-finais.
Na fase a eliminar, porém, a equipa não resistiu ao poderio do Nairobi City Thunder, que venceu por 109-70 (22-12, 30-20, 31-16, 26-22), levou os moçambicanos para o jogo de atribuição do terceiro lugar, onde acabariam por ceder diante do competitivo Dar City.
Com esta derrota, o Ferroviário termina em quarto lugar do seu grupo da “Road to BAL” 2026. A lista de equipas já qualificadas para a fase final da “Basketball Africa League” (BAL) inclui: o Club Africain (Tunísia), Petro de Luanda (Angola), ASC Ville de Dakar (Senegal), Al Ahly (Egipto), APR (Ruanda), FUS Rabat (Marrocos), Al Ahly (Líbia), Jeunesse Abidjan (Costa do Marfim), Johannesburg Giants (África do Sul), Nairobi City Thunder (Quénia) e Dar City (Tanzania).
Resta apenas apurar o campeão da Nigéria para fechar o quadro.


