Jornal Desafio
Foto: Renascença
DESTAQUE » JOÃO EUSÉBIO DEVERÁ SUBSTITUIR HÉLDER DUARTE NO COMANDO DOS “TOUROS”
BLACK BULLS

JOÃO EUSÉBIO DEVERÁ SUBSTITUIR HÉLDER DUARTE NO COMANDO DOS “TOUROS”

A Associação Black Bulls volta, de novo, ao mercado português para encontrar o comandante da sua equipa principal. João Eusébio é o nome referenciado como substituto do seu compatriota Hélder Duarte, responsável por conceder dois campeonatos aos “touros” (2021 e 2024).

Eusébio, que pode ser o quarto treinador português da Black Bulls (depois de Hélder Duarte, Inácio Soares e Hugo Martins), já se encontrava no país antes da temporada passada chegar ao fim, “encaixado” na coordenação do futebol juvenil.

Lembrar que João Eusébio já trabalhou em Moçambique na época de 2014, quando fazia parte da equipa técnica do Clube do Chibuto, como adjunto de Carlos Manuel (Caló), colectividade onde o actual presidente da Black Bulls, Junaide Lalgy, frise-se, também era dirigente. Foi a partir dessa altura que criaram uma empatia, que se pensa poder traduzir-se numa boa relação profissional em Tchumene.  

Refira-se que os “touros”, tendo em conta as expectativas criadas na época passada, fracassaram em todas as competições em que participaram. Foram afastados na derradeira eliminatória de acesso à Fase de Grupos da Liga dos Campeões Africanos, frente ao River United, da Nigéria, “destronados”, com larga desvantagem pontual em relação à campeã, União Desportiva do Songo, e ainda saíram derrotados da final da Taça de Moçambique, também perdida para os “hidroeléctricos”.

Salientar que Eusébio acompanhou a fase dos jogos da Black Bulls este ano para poder tirar ilações do grupo que deve ter em 2026, na qual, além de ser obrigada a conquistar as competições internas, terá de disputar e impor-se na qualificação à Fase de Grupos da Taça Nélson Mandela, prova que tem o início previsto para os meados do próximo ano.

Vale realçar que Eusébio, de 63 anos de idade, natural de Vila do Conde, Portugal, tem passagens, como treinador, pelo Chaves, Rio Ave, Gil Vicente, Sporting Clube da Covilhã, Varzim e Leixões, e como jogador representou o Rio Ave, Bragança, Ribeirão, entre outras colectividades.

Até ao momento, os “touros” ainda não revelaram o nome dos jogadores que vão fazer parte da lista de dispensas, mas já se sabe que Ângelo Cantolo, uma das grandes figuras do Moçambola-2025, em defesa das cores do Chingale de Tete, vai, desta vez, envergar o seu “jersey”.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.