O Ferroviário de Lichinga, que vinha de um empate diante do homónimo da Beira, perdeu ontem na deslocação ao campo da Liga Desportiva de Maputo (2-1), em Hanhane, na Matola “C”, em partida da 20.ª jornada do Moçambola-2022.
Apesar do triunfo, a equipa de Dário Monteiro mantém-se em último lugar, agora com 15 pontos. Os “locomotivas” também conservaram o posto (sexto lugar), com os mesmos 25 pontos.
O primeiro golo surgiu na sequência de um centro de Pene pela direita para o ponta-de-lança da Liga encostar a contar, decorridos apenas 7’.
Dois minutos depois, Ivan foi assistido por Naftal e atirou contra o corpo do adversário.
Ainda assim, o Ferroviário de Lichinga procurou dar resposta às investidas do adversário, mas foi ineficiente sobretudo no capítulo de finalização.
A Liga teve mais duas oportunidades nos minutos finais da etapa inicial. Primeiro, Orlando, pouco encostado à direita no interior da grande área, precipitou-se sem oposição, rematando por cima do travessão. Já em cima do minuto 45, Naftal foi projectado em contra-ataque e, isolado, aguentou a carga nas costas e ainda evitou Joaquim, mas não foi feliz na finalização.
O Ferroviário voltou do intervalo com nova disposição, mas sem grandes revelações em termos ofensivos. Ainda assim, marcou contra a corrente de jogo, por intermédio de Djey, aos 53 minutos. Antes, a Liga teve em Orlando e Ivan oportunidades de bater Joaquim. Ambos, em posições privilegiadas, não conseguiram marcar.
Embora a tendência para equilíbrio, a Liga manteve- se firme no seu fio e estilo de jogo, sempre virado ao ataque, e como corolário disso, ganhou um livre. Chamado a cobrar, Orlando fê-lo com mestria para 2-1, aos 73 minutos. Lichinga tentou chegar à igualdade, mas sem criatividade.