Por: Alberto Tsenane
Assim diz o ditado popular: é proibido cair duas vezes no mesmo lugar. Os “touros” sagrarem-se campeões na sua segunda final consecutiva do Campeonato de Futebol da Cidade de Maputo (Liga Jogabets), no sábado, por uma goleada de 6-1 sobre as Águias Especiais, no campo do Costa do Sol. Numa tarde que arrancou com a disputa da terceira posição entre o Ferroviário e o 1.° de Maio, com vitória a sorrir para os “locomotivas” que “trucidaram” o adversário por 5-0, no mesmo recinto.
Em uma final tudo vale, menos perder. Foi com essa atitude que os pupilos de Hugo Martins entraram em campo. Os “touros” queriam resolver o jogo no primeiro tempo e nos minutos inicias chegaram duas vezes à baliza defendida pelo guarda-redes Chaves, mas a defensiva das Águias esteve atenta, tirando o esférico da zona de perigo.
Os “polícias” não se deixavam intimidar pela pressão dos “touros”. No minutos nove, Martinho comete falta à entrada da grande área e, na cobrança, Marcoa remata ao lado da baliza defendida por Teixeira. Na jogada seguinte, a Black Bulls aproveitou-se da desatenção dos “polícias” para, num contra-ataque rápido pela zona central, Victor rematar forte para defesa atenta de Chaves.
Era o culminar de uma batalha renhida no meio-campo. As duas formações buscava subir as linhas pelas laterais, entretanto, ninguém conseguia chegar à baliza contrária. Hammed foi o primeiro a descobrir o caminho de golo no minuto 20. Numa desconcentração da defesa das Águias, Fidel assistiu o companheiro que, sozinho na pequena área, rematou forte para o fundo das redes defendidas por Chaves. Estava sentenciado o início do “massacre” das Águias.