A Selecção Nacional de Futebol inicia na próxima segunda-feira, na cidade de Maputo, a preparação do embate diante da sua similar do Ruanda, marcado para o dia 18 de Junho, pontuável para quinta e penúltima ronda do Grupo “L” de acesso ao Campeonato Africano das Nações (CAN-2023), que vai decorrer no próximo ano, na Costa do Marfim.
A concentração dos atletas vai iniciar-se no domingo logo após a disputa dos jogos da nona jornada do “Moçambola”, sabendo-se que os jogadores da União Desportiva do Songo e Ferroviário da Beira, que jogam entre si domingo, no Songo, só deverão juntar-se aos colegas mais tarde.
O embate Ruanda-Moçambique está marcado para 18 de Junho, às 15:00 horas, no Estádio Huye-Huye, em Butare, Sul do Ruanda, e terá Mustapha Ghorbal como árbitro principal, auxiliado por Mokrane Gourari e Hamza Bouzit. O quarto árbitro será Loutfi Bekoussa, todos da Argélia.
O Comissário da CAF será Solomon Abebe, da Etiópia. O Comissário Técnico, isto é, assessor da arbitragem que também exercerá a figura de quinto árbitro (árbitro suplente), é Faitou Gaye, do Senegal.
Gaye substitui Onias Tangawarima, do Zimbabwe, inicialmente indicado pela CAF.
Os “Mambas” partem para este jogo importante na segunda posição do grupo, com quatro pontos, apenas atrás do já qualificado Senegal, que soma 12.
O Benin, também com três pontos, está em terceiro, sendo que o Ruanda segura a “lanterna vermelha” do grupo.