Jacira Ferreira estreia-se domingo no Mundial de Judo, prova que se disputa até ao dia 24, na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi. Entretanto, a adversária da judoca moçambicana, da categoria de -52kg, só será conhecida no sábado.
A atleta nacional parte para Abu Dhabi com objectivo de somar pontos que podem lhe valer a qualificação aos Jogos Olímpicos de Paris, França, a disputarem-se de 26 de Julho a 11 de Agosto.
Apesar de ter entrado para a Cota Continental (grupo das 12 atletas africanas com maior evolução), que por enquanto vai lhe dando acesso às olimpíadas, a tarefa de Jacira Ferreira é bem complexa, visto que pode ser ultrapassada por outras judocas que estarão em Abu Dhabi. A mauricina Priscila Morand é uma das concorrentes nessa luta, mas há outras que estão no encalço da lutadora nacional, casos de Faiza Aissahine (Argélia, 41.ª, 1111 pts), Celine Baba (Camarões, 47.ª, 909 pts), Lea Buet (Senegal, 50.ª, 784 pts), Rahma Tibi (Tunísia, 51.º, 752 pts), Charme Griesel (África do Sul, 54.ª, 709 pts) e Chaimae Eddinari (Marrocos, 72.ª, 420 pontos).
Além de Jacira, 80.ª classificada com 377 pontos no ranking Mundial, a outra atleta africana que beneficia neste momento da Cota Continental é a cabo-verdiana Djamila da Silva, 43.ª classificada e vice-campeã no “Africano” de Cairo, prova na qual a judoca moçambicana ficou em sétimo.