Jornal Desafio
Inácio Bernardo e Justino Francisco disputam presidência da FMN
DESTAQUE » CONCORRENTES CONFIANTES PARA ELEIÇÕES NA “NATAÇÃO” AMANHÃ
NATAÇÃO

CONCORRENTES CONFIANTES PARA ELEIÇÕES NA “NATAÇÃO” AMANHÃ

Os dois candidatos às eleições presidenciais na Federação Moçambicana de Natação (FMN), marcadas para amanhã (9.00 horas), no Comité Olímpico Nacional, na cidade de Maputo, manifestaram prontidão para o escrutínio, que constitui o único ponto de agenda da assembleia-geral extraordinária que juntará cinco associações da modalidade actualmente reconhecidas, nomeadamente Maputo cidade e província, Sofala,  Inhambane e Tete mais o núcleo de Manica.

Inácio Bernardo, que lidera a lista “A”, e Justino Francisco, à frente da “B”, estão a esgotar  os últimos cartuchos na caça ao voto para as eleições que se esperam venham a ser muito aguerridas, dada a qualidade dos concorrentes.

Vale salientar que as eleições serão antecedidas, no mesmo dia, de assembleia-geral ordinária, que tem os seguintes pontos: apresentação do relatório de actividades e de contas do período 2021/2024 e do plano estratégico revisto de  2020/2024; debate e aprovação da proposta de revisão pontual dos estatutos, que inclui a mudança do nome e logótipo da FMN e introdução da Comissão de Atletas; e da proposta do plano de actividades da época 2024/2025. Haverá igualmente espaço para diversos.

CANDIDATOS OPTIMISTAS

O professor Inácio Bernardo disse que está pronto para a guerra e expectante num bom resultado.

Salientou que teve de reflectir bastante para tomar a decisão de se candidatar em nome dos pais de atletas que são e foram seus estudantes nas ciências do desporto. Que o seu objectivo era agregar valores à natação e unir a família da modalidade, como alguém que acumulou experiência no dirigismo desportivo como director nacional do desporto,  do Fundo de Promoção  Desportiva (FPD) e presidente do Grupo Desportivo Maputo (GDM). Aliás, sempre defendeu a fusão das duas listas, algo que foi “rejeitado” pelo seu oponente.

“Acho que estamos bem”, reagiu, quando confrontado sobre a sondagem na caça ao voto.

Para já, não vai contar com o voto da maior associação do país, a  cidade de Maputo, que suporta a candidatura de Justino  Francisco.

Ainda na defesa do espírito da fusão, prometeu acomodar, em caso de vitória, os integrantes da lista adversária.

Enquanto isso, Justino Francisco  afirmou que “estamos preparados e a expectiva é muito boa”.

Suportado, à partida, pelas associações de cidade de Maputo e Sofala, o antigo presidente do Clube de Natação Golfinhos Maputo anotou que o que inicialmente parece estar bem pode provar o contrário na hora de votação, devido aos factores que podem influenciar o processo.

“A caça ao voto na “natação” é muito complicada. Podes pensar que as pessoas estão contigo e, no fim, te abandonam. Mas, em todo caso, estamos preparados”, comentou, enfatizando de seguida que a conversa com as associações tem sido boa.

“A expectativa é boa. Se formos avaliar a nossa posição com base na conversa que temos tido com as associações, acho que estamos à frente”, concluiu.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.