O Sangalhos, clube onde actua o internacional moçambicano Dário Manhanga, garantiu no sábado o acesso ao “play-off” de subida à principal Liga de basquetebol português depois de vencer o Imortal Sub-23 por 80-70, após prolongamento, em jogo da 14.ª e última jornada da fase regular da Proliga (II Divisão).
A partida foi marcada por grande equilíbrio e reviravoltas. O IBC começou por controlar a primeira parte, com parciais de 17-16 e 25-16, chegando ao intervalo em vantagem (42-32). No entanto, o Sangalhos reagiu com maturidade e consistência nos dois períodos seguintes (18-20 e 8-16), o que levou a decisão do jogo à negra.
No prolongamento, a turma de Dário Manhanga, que contribuiu com oito pontos e seis ressaltos em 30:59 minutos em campo, mostrou superioridade física, tendo dominado por completo (10-1) e selou a vitória.
Com este triunfo, o Sangalhos termina a fase regular com o quarto melhor registo do Grupo Promoção, o que lhe permite avançar para o “play-off” de acesso à Liga principal, onde terá pela frente um dos candidatos directos à subida.
Dário Manhanga, que tem vindo a afirmar-se como peça sólida no plantel, parte agora para a fase decisiva da época com o objectivo de ajudar a colocar o clube na elite do basquetebol português.
Ainda na Proliga, o Portimonense de Jeremias Manjante e Geovanny Mwamba caiu diante do Sporting de Braga (74-80). Jeremias foi o jogador mais valioso da sua equipa, tendo ficado à porta de um duplo-duplo (18 pontos e nove ressaltos) em 21:11 minutos de jogo.
Em femininos, o FCB Charleville-Mézières de Leia Dongue falhou o acesso à final depois de perder frente ao Tarbes (45-73) no jogo 2 do “play-off” das meias-finais da I Liga francesa de basquetebol conhecida por La Boulangère Wonderligue.
Na partida realizada na noite de domingo, a equipa da moçambicana entrou com uma vantagem de seis pontos depois da vitória no primeiro jogo, mas viu o sonho de chegar a final sendo desfeito já na segunda metade da partida quando o Tarbes que já vencia por 28-35 dilatou o resultado para 49-34 no terceiro quarto e no derradeiro fechou as contas ao fazer 11-24. Leia jogou por 34:05 minutos e fez 10 pontos aos quais juntou cinco ressaltos.