Jornal Desafio
Vinte anos depois, Estela fixa novo máximo nos 200 metros bruços
DESTAQUE » ESTELA QUEBRA RECORDE DE HÁ 20 ANOS
NATAÇÃO

ESTELA QUEBRA RECORDE DE HÁ 20 ANOS

A nadadora juvenil do Clube de Natação Tubarões de Maputo Estela Massingue cometeu a maior proeza no Campeonato do Inverno da Cidade das Acácias, ao quebrar o recorde de há 20 anos nos 200 metros bruços, que pertencia a Mónica Bernardo, antiga atleta dos Golfinhos.

Fixou o novo recorde em 3.03,59 minutos, contra os anteriores 3.06,98 de Mónica Bernardo, batido em Abril de 2005.

Enquanto isso, Ângela Chicumbe, do Clube Barracudas, fixou o novo máximo em 800 livres com o tempo de 10.39 81 minutos, também em juvenis, contra os anteriores 10.51.20.

Os restantes máximos nacionais são do Barracudas e foram registados no escalão de individual e estafetas.

Daniela Mansour fixou, nos 100 mariposa, 1.16,64 minutos, contra 1.17,15.

Em estafetas 4×100 estilos, Barracudas fixou o novo tempo em 5.36,53 minutos, contra os anteriores 5.39,66.

Salientar que o Campeonato da Cidade de Inverno produziu 17 recordes, sendo apenas quatro nacionais, dos quais três de Barracudas e apenas um do Tubarões.

HUGO DE SOUSA DOMINA

SENIORES MASCULINOS

O também atleta do Tubarões, Hugo de Sousa, esteve em grande no Campeonato de Inverno.

O nadador dominou a maior parte das provas individuais em seniores masculinos, sagrando-se campeão da cidade da presente temporada que termina este mês.

Hugo de Sousa surpreendeu na corrida Diego Siyabonga, do Barracudas, por sinal, o melhor atleta nacional entre os intramuros. De Sousa obteve em cinco jornadas no seu escalão 49 pontos, contra 36 de Siyabonga.

Em seniores femininos, a sua colega de equipa Kensani Basílio não merece o mesmo destaque, pois competiu sem concorrência, ou seja, sozinha por falta de atletas no escalão. Mas ficou naturalmente com o título de campeã.

Em juniores, a rivalidade entre Tubarões e Barracudas também esteve em evidência. Desta vez a ordem ficou invertida, sendo que o título masculino coube ao nadador do Barracudas, Bruno Ferreira, que obteve 84 pontos, contra 63 de Lázaro Menete, do Tubarões.

Em juniores femininos, Barracudas teve o domínio absoluto ao assegurar os dois primeiros lugares através das nadadoras Beatriz Simões e Matilde Roff, respectivamente com 81 e 63 pontos. Tubarões fechou o pódio através da nadadora Marta Mpfumo, que obteve 61.

Já em juvenis, que é a última categoria do escalão absoluto, o Tubarões dominou em masculinos com Tónio Nhamposse a registar a pontuação máxima de 74 pontos, contra 72 de Kaíque dos Santos, do Barracudas.

Em femininos, Barracudas inverteu os termos, assumindo já o domínio com Ângela Chicumbe (92 pontos) a relegar Estela Massingue (69), do Tubarões, ao segundo plano.

Importa também referir que o Barracudas é novamente campeão absoluto do “Inverno”, sendo que o último título foi conquistado ano passado.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.