A nadadora juvenil do Clube de Natação Tubarões de Maputo Estela Massingue cometeu a maior proeza no Campeonato do Inverno da Cidade das Acácias, ao quebrar o recorde de há 20 anos nos 200 metros bruços, que pertencia a Mónica Bernardo, antiga atleta dos Golfinhos.
Fixou o novo recorde em 3.03,59 minutos, contra os anteriores 3.06,98 de Mónica Bernardo, batido em Abril de 2005.
Enquanto isso, Ângela Chicumbe, do Clube Barracudas, fixou o novo máximo em 800 livres com o tempo de 10.39 81 minutos, também em juvenis, contra os anteriores 10.51.20.
Os restantes máximos nacionais são do Barracudas e foram registados no escalão de individual e estafetas.
Daniela Mansour fixou, nos 100 mariposa, 1.16,64 minutos, contra 1.17,15.
Em estafetas 4×100 estilos, Barracudas fixou o novo tempo em 5.36,53 minutos, contra os anteriores 5.39,66.
Salientar que o Campeonato da Cidade de Inverno produziu 17 recordes, sendo apenas quatro nacionais, dos quais três de Barracudas e apenas um do Tubarões.
HUGO DE SOUSA DOMINA
SENIORES MASCULINOS
O também atleta do Tubarões, Hugo de Sousa, esteve em grande no Campeonato de Inverno.
O nadador dominou a maior parte das provas individuais em seniores masculinos, sagrando-se campeão da cidade da presente temporada que termina este mês.
Hugo de Sousa surpreendeu na corrida Diego Siyabonga, do Barracudas, por sinal, o melhor atleta nacional entre os intramuros. De Sousa obteve em cinco jornadas no seu escalão 49 pontos, contra 36 de Siyabonga.
Em seniores femininos, a sua colega de equipa Kensani Basílio não merece o mesmo destaque, pois competiu sem concorrência, ou seja, sozinha por falta de atletas no escalão. Mas ficou naturalmente com o título de campeã.
Em juniores, a rivalidade entre Tubarões e Barracudas também esteve em evidência. Desta vez a ordem ficou invertida, sendo que o título masculino coube ao nadador do Barracudas, Bruno Ferreira, que obteve 84 pontos, contra 63 de Lázaro Menete, do Tubarões.
Em juniores femininos, Barracudas teve o domínio absoluto ao assegurar os dois primeiros lugares através das nadadoras Beatriz Simões e Matilde Roff, respectivamente com 81 e 63 pontos. Tubarões fechou o pódio através da nadadora Marta Mpfumo, que obteve 61.
Já em juvenis, que é a última categoria do escalão absoluto, o Tubarões dominou em masculinos com Tónio Nhamposse a registar a pontuação máxima de 74 pontos, contra 72 de Kaíque dos Santos, do Barracudas.
Em femininos, Barracudas inverteu os termos, assumindo já o domínio com Ângela Chicumbe (92 pontos) a relegar Estela Massingue (69), do Tubarões, ao segundo plano.
Importa também referir que o Barracudas é novamente campeão absoluto do “Inverno”, sendo que o último título foi conquistado ano passado.