A Selecção Nacional de Futebol, os “Mambas”, conhece hoje os seus adversários da fase de grupos da Taça COSAFA-2025, cujo sorteio será realizado, às 11.00h, na África do Sul.
O torneio, que terá lugar de 4 a 15 de Junho próximo em Mangaung Bloemfontein, na África do Sul, será uma oportunidade para Moçambique continuar a consolidar a sua presença no futebol regional.
A edição deste ano conta com 14 selecções, destacando-se a estreia do convidado Marrocos, semifinalista do “Mundial” 2022, que se junta a equipas como Angola, Zâmbia, África do Sul, e Moçambique no rol de candidatos às meias-finais.
As equipas serão divididas em quatro grupos, sendo que as séries “A” e “B” terão quatro selecções cada e os grupos “C” e “D” contarão com três.
Os “Mambas”, que foram medalha de bronze na edição passada, vão procurar regressar à final da prova que ainda não venceram.
A Taça COSAFA-2025 será disputada em dois estádios emblemáticos: o Free State Stadium, que recebeu jogos do Campeonato do Mundo de 2010, e o Dr. Petrus Molemela Stadium.
O torneio servirá de preparação para as 14 selecções participantes antes de retomarem as suas campanhas de qualificação para a Copa do Mundo-2026.
Embora a história da Taça COSAFA tenha sido dominada por equipas como Zâmbia (sete títulos), Zimbabwe (seis), África do Sul (cinco), Angola (quatro) e Namíbia (um), Moçambique já demonstrou ser uma força a considerar, mesmo sem ainda ter conquistado o troféu.
Os “Mambas” chegaram à final em duas ocasiões, mas continuam em busca do tão desejado título.