O tenista moçambicano Amin Rosa conquistou recentemente, na África do Sul, o Torneio de Mbombela, no qual Moçambique se fez representar por 10 atletas, sendo quatro masculinos e os restantes femininos.
Amin Rosa dominou o escalão de Sub-14, tendo vencido a final contra o sul-africano Danyaal Nomani por parciais de 6/1-6/1.
Rosa ainda chegou à final de pares ao lado do compatriota Marvin Ewadaba, mas a dupla moçambicana foi derrotada pelo par sul-africano Drihan de Klerk/Joshua Hoffman por 6/2-6/4.
No mesmo escalão, em femininos, Melody Mubanguiane e Laila Aguirre não foram além do quinto e sexto lugares, respectivamente.
Mas a honra feminina foi salva por Ariella Alberto, nos Sub-10, que conquistou a bola vermelha. Concluiu a prova em primeiro lugar, ou seja, ganhou todos os adversários (seis), totalizando 12 pontos cada. Em masculinos, no mesmo escalão, Kauri Semá foi finalista vencido. Dominou a Série “A”, mas perdeu já no cruzamento com o vencedor do Grupo “B”, que ficou com a bola verde.
E, por pouco, nos Sub-16, escalão em que Moçambique se fez representar apenas em femininos, Siena Figueiredo não se sagrou vencedora ao perder no desempate (10-6) na final contra a também sul-africana Shayna Lea. Siena ganhou o primeiro set (6-2) e a Shayna (6-4).