A internacional basquetebolista moçambicana, Chanaya Pinto, acaba de se sagrar campeã Liga Feminina de Basquetebol de Angola, Liga Azule, após vencer o 1.º de Agosto por 88-93 (14-13, 21-23, 17-21, 22-17, 8-8, 6-11), no jog-3 de “play-off” a melhor de cinco: uma partida imprópria para cardíacos. O desafio disputado na Arena do Kilamba teve dois prolongamentos. O primeiro terminou em 74-74 e o segundo em 82-82.
Na sexta-feira, as “leoas” haviam vencido por 54-52, depois de terem iniciado a marcha no dia anterior com uma vitória por 56-48.
A extremo do Quinta dos Lombos de Portugal, cedida ao Sporting de Luanda, ajudou as angolanas a erguerem o seu primeiro troféu de sempre com estrondosos 39 pontos (foi a melhor marcadora do encontro), incluindo dois triplos, seis ressaltos (dois ofensivos, quatro defensivos) e duas assistências.
No jogo-2, Chanaya marcou nove pontos, arrancou 11 ressaltos (três ofensivos e oito defensivos), três assistências, quatro roubos de bola, alcançando 17 pontos de eficiência, a maior da sua equipa.
Curiosamente, no jogo-1, a internacional moçambicana marcou nove pontos. Lançou ainda um triplo e arrancou oito ressaltos (quatro ofensivos e quatro defensivos). Três roubos de bolas e duas assistências acrescentaram os dados estatísticos da moçambicana.


