RAIMUNDO ZANDAMELA, EM BLOEMFONTEIN
Moçambique falhou a qualificação para as meias-finais da 24.ª edição da Taça COSAFA 2025 após perder, esta tarde (3-1), frente ao Zimbabwe, na última jornada do Grupo A. O desfecho da partida foi decisivo para as contas finais do grupo, permitindo que a África do Sul, anfitriã da competição, seguisse em frente após empatar a zero com as Maurícias.
À entrada para esta jornada, Moçambique liderava o grupo com quatro pontos, fruto de uma vitória sobre África do Sul (1-0) e um empate frente às Maurícias (0-0).
A partida começou com Moçambique a exercer forte pressão, mas aos 27 minutos, um roubo de bola no meio-campo permitiu que o avançado
Thandolwenkosi Ngwenya (27’) inaugurou o marcador, num golo que só foi confirmado pelo VAR após dúvidas iniciais. Poucos minutos depois, aos 33’, Ngwenya voltou a marcar, desta vez de grande penalidade, ampliando a vantagem do Zimbabwe (2-0).
Aos 38 minutos, Leonel Calção reduziu a desvantagem com um remate certeiro de livre directo, que surpreendeu o guarda-redes adversário.
Moçambique revelou-se irreconhecível na etapa complementar, incapaz de travar o domínio do Zimbabwe, que selou o resultado com um terceiro golo nos descontos, marcado por Makunike aos 90+8 minutos.


