RAIMUNDO ZANDAMELA, EM BLOEMFONTEIN
Angola e África do Sul protagonizam o aguardado duelo da final da 24.ª edição da Taça COSAFA, a ser disputado amanhã, 15 de Junho, no Toyota Stadium, em Bloemfontein, África do Sul.
A selecção angolana, detentora do título, confirmou a presença na final ao vencer categoricamente Madagáscar por 4-1 nas meias-finais. O avançado Laurindo Aurélio, mais conhecido por Depu, foi a grande figura da partida, ao bisar (18’ e 38’) e reforçar a liderança na lista de melhores marcadores da competição, agora com cinco golos.
Ambrosini Salvador (74’) e Alberto Miguel (86’) também contribuíram para a expressiva vitória dos “Palancas Negras”. Madagáscar ainda reduziu já nos descontos, por intermédio de Razafimahatana (90+1’), mas sem conseguir evitar a eliminação. Ao longo do torneio, Angola demonstrou consistência e ambição, apresentando-se na final com o claro objectivo de renovar o troféu conquistado em 2024.
Pelo lado oposto, os anfitriões confirmaram o favoritismo ao derrotar as Comores por 3-1. Kamogelo Sebelebele foi decisivo ao marcar dois golos (8’ e 60’). Boitumelo Radiopane (14’) também fazer o gosto ao pé. Os comorianos ainda reagiram com um golo de Madi (39’), mas ficaram limitados após a expulsão de Assane, aos 78’, o que comprometeu qualquer tentativa de recuperação.
Entretanto, antes da grande final, às 12h00, também no Toyota Stadium, Madagáscar e Comores entram em campo para disputar o terceiro lugar. As duas selecções deixaram boa imagem durante a competição e querem fechar a participação com a conquista da medalha de bronze.
O domingo desportivo em Bloemfontein promete emoções fortes, com o futebol africano em evidência. Angola parte em busca da revalidação do título, enquanto a África do Sul sonha em conquistar a taça perante o apoio dos seus adeptos.


