O Moçambola-2025, já com 32 golos marcados, retorna com a disputa da terceira jornada, depois de uma interrupção para dar lugar aos compromissos das selecções nacionais, que estiveram envolvidas no Torneio da COSAFA e particular diante da África do Sul. O “prato-forte” da próxima ronda será nada mais nada menos que um despique que vai opor dois sérios candidatos ao título, designadamente Ferroviário de Maputo, na condição de anfitrião, e a União Desportiva do Songo.
Presentemente o Songo soma quatro pontos, fruto de uma vitória e um empate, enquanto que os “locomotivas”, que ainda não conhecessem o sabor da vitória na prova, têm dois pontos resultantes de igual número de empates.
Importa destacar que nas últimas cinco épocas as duas equipas defrontaram-se por 10 vezes, das quais os “hidroeléctricos” ganharam por cinco vezes, contra apenas duas vitórias do seu oponente. Foram igualmente registados três empates, todos eles sem golos.
A primeira partida destas últimas cinco temporadas, realizada no Songo, saldou-se num nulo, desfeito no confronto da segunda volta, no Estádio da Machava, com uma vitória do Ferroviário por 3-1.
Dois anos depois (não houve Moçambola em 2020 devido à Covid-19) as duas equipas empataram sem abertura de contagem em Maputo.
A terceira partida realizou-se no Songo, onde os “hidroeléctricos” venceram por 1-0, resultado repetido no mesmo campeonato, em Maputo, também a favor da equipa da vila do Songo.
A segunda vitória dos “locomotivas” em confronto entre os dois contendores aconteceu a 7 de Maio de 2023. 1-0 foi o resultado na contenda, havida na capital do país. Nesse mesmo ano, na deslocação a Cahora Bassa, o Ferroviário arrancou um empate (0-0). Já no ano passado a União Desportiva do Songo superiorizou-se ao Ferroviário, vencendo no Campo do Afrin e em seu campo sempre por um-a-zero, e também em casa pelo mesmo resultado.
Realçar que das dez partidas a União Desportiva do Songo venceu em Maputo em duas ocasiões, a última no ano passado, a contar para a nona jornada, disputada a 26 de Junho.
Há outros aspectos a realçar sobre o confronto destes dois contendores. Um deles é o facto do actual treinador do Songo já ter treinado o Ferroviário de Maputo e Caló ter passado quatro épocas inteiras em Cahora Bassa como adjunto. Destacar igualmente que dois jogadores actualmente nos “locomotivas”, nomeadamente Neymar e Guirrugo, figuraram num passado recent, em plantéis “hidroeléctricos”.