O defesa-direito Óscar Cherene vai continuar a vestir a camisola da União Desportiva de Songo até ao fim da temporada futebolística de 2027, depois de ter renovado o seu vínculo contratual com o clube da província de Tete por mais dois anos.
Com o contrato em vigor a terminar a 30 de Novembro próximo, a UD Songo respondeu, com a renovação do vínculo com o jogador, ao assédio que o jovem atleta, de 22 anos, vinha sofrendo de vários clubes estrangeiros, depois das excelentes performances no recém-terminado Torneio do COSAFA, decorrido na África do Sul, e no bom arranque do Moçambola-2025.
O presidente dos hidroeléctricos, Francisco Xavier dos Santos, disse, em contacto com a nossa Reportagem, que com a renovação contratual Óscar viu melhorados alguns direitos, dentre eles o salário.
“O clube tem um projecto desportivo e conta com o jogador. Foi por isso que decidimos pela renovação contratual para proteger os seus interesses, enquanto clube formador do jogador. Infelizmente, durante e depois do Torneio do COSAFA muitos clubes e alguns agentes estavam a entrar em contacto directo com o jogador, a propor mundos e fundos. Decidimos protegê-lo com esta renovação contratual. Quem, de facto, quiser o jogador tem de falar com o clube, que vai analisar as propostas e tomar a melhor decisão para ambos – admitiu Dos Santos.
Depois do Torneio do COSAFA, a nossa Reportagem soube que a UD Songo recusou uma proposta do TS Galaxy, da primeira Divisão da África do Sul.
O TS Galaxy, emblema que na época 2024/25 terminou a Premier Soccer League em quinto lugar, com 38 pontos, teria proposto o pagamento de uma verba de USD 15.000,00 (quinze mil dólares americanos), cerca de 956.550,00 Mt (novecentos e cinquenta e seis mil e quinhentos e cinquenta meticais) à UD Songo pela venda do passe do jogador.
Para o atleta, o clube sul-africano oferecia um salário mensal de ZAR 30.000,00 (trinta mil randes), cerca de 105.300,00 Mt (cento e cinco mil e trezentos meticais).
Adiante, o TS Galaxy garantia que o salário do atleta podia subir mediante o cumprimento de uma série de objectivos, desde o número de jogos a disputar, os golos a marcar, as assistências a fazer e, ainda, os títulos a conquistar.
Todavia, de forma peremptória, a UD Songo considerou demasiados baixos os valores colocados em cima de mesa pelo TS Galaxy para garantir os préstimos do jovem jogador.
Refira-se que, apesar de ser um defesa, lidera a lista dos melhores marcadores com três golos em igual número de jogos.
Depois de ter saído em branco na abertura, no empate fora de portas, diante do Ferroviário de Nacala (2-2), o jogador bisou na goleada ante o Ferroviário de Nampula (3-0) e marcou o segundo tento na derrota sobre o Ferroviário de Maputo (3-2).


