Jornal Desafio
DESTAQUE » MARIA MABOTE FORA DE CENA
REPORTAGEM

MARIA MABOTE FORA DE CENA

Maria de Fátima Mabote, uma das mais promissoras árbitras de Moçambique e promovida a árbitra FIFA este ano, enfrenta um novo desafio. Apesar de ter sido incapaz de superar os rigorosos testes de aptidão física exigidos pela FIFA, realizados recentemente, Maria poderá ser reavaliada dentro de seis semanas, mantendo a esperança de continuar a trilhar o seu caminho no mais alto nível da arbitragem mundial.

Maria Mabote liderou recentemente o quarteto de arbitragem no confronto entre o Desportivo da Matola e a Associação Black Bulls, durante a terceira jornada do Moçambola 2025, demonstrando a sua competência e experiência num dos principais palcos do futebol nacional. Contudo, os testes físicos, que são conhecidos pela sua exigência, representam um obstáculo que Maria está determinada a superar.

Em Fevereiro deste ano integrou um grupo de seis árbitros internacionais moçambicanos que participaram numa formação de indução no Cairo, Egipto, promovida pela FIFA. Entre os dias 22 e 27 foram submetidos a sessões intensivas de capacitação, essenciais para ostentar as prestigiadas insígnias da FIFA.

Recorde-se que ser árbitro FIFA é um marco significativo alcançado apenas por aqueles que demonstram excelência ao longo de 5 a 10 anos de arbitragem ao mais alto nível. Este estatuto abre portas para oportunidades únicas, como a arbitragem em competições internacionais de grande prestígio – desde o Campeonato do Mundo até torneios continentais e jogos de clubes de renome global.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.