Jornal Desafio
DESTAQUE » BRUNO LANGA E GUIMA COM TESTES EUROPEUS
FUTEBOLISTAS NA DIÁSPORA

BRUNO LANGA E GUIMA COM TESTES EUROPEUS

Para a maior parte dos futebolistas moçambicanos a jogar fora do país as férias já terminaram. A preparação para a época 2025/2026 arrancou com os treinos de conjunto e há quem tenha já o jogo de calibre europeu, casos de Bruno Langa e Guima, que terão pela frente jogos de um grau de exigência elevado e importantes naquilo que são os objectivos dos seus clubes.

O Pafos  FC, de Bruno Langa, será o primeiro a ser testado já amanhã, 22 de Julho, frente ao Maccabi Tel Aviv, campeão do Israel, na primeira “mão” da segunda eliminatória de acesso à Fase de Grupos da Liga dos Campeões Europeus. O jogo realiza-se às 19.00 horas, no Estádio Stelios Kyriakides, casa do Pafos FC.

Na terça-feira, o Pafos efectuou o último jogo de controlo, antes deste embate que marca o início da época, tendo passado no “exame”, já que venceu o Valladolid, equipa que caiu da I para II Liga Espanhola, por 3-2, num jogo em que o lateral-esquerdo moçambicano entrou na segunda parte. 

O Pafos iniciou a época a 23 de Junho, com um estágio na Letónia, e a 2 de Julho mudou-se para Espanha, onde permaneceu até terça-feira passada.  Em solo espanhol realizou três jogos, diante do AFC Wimbledon (2-2) e Leyton (0-1 vitória), das divisões secundárias da Inglaterra, e ainda com Orlando Pirates, da África do Sul (1-1).     

Bruno Langa juntou-se ao grupo a 8 de Julho, um dia depois de ter assinado o contrato por empréstimo do Almería, da II Liga Espanhola. 

Por sua vez, o Zira, de Guima, recebe, quinta-feira, o Hayduk Split, da Croácia, na primeira “mão” da segunda eliminatória de acesso à Fase de Grupos da Liga Conferência. O primeiro duelo será na casa do Zira, em Baku, capital do Azerbeijão, e a segunda a 31 de Julho, na cidade croata de Split.     

Guima vai fazer a segunda temporada no clube azere, que iniciou a preparação a 14 de Junho, tendo começado por se instalar em Baku até 30 de Junho. Durante esse período fez um jogo com o Qarab, campeão daquele país euro-asiático, tendo perdido por 4-0. A 5 de Julho seguiu para um estágio na Turquia, onde efectuou três partidas e venceu o Ankara Kechiorengucu (2-1), Al-Huseyin (1-0) e Çorum (2-0) . Na passada quinta-feira deixou as terras turcas de regresso a Baku.

Quem vai correndo a todo gás é o avançado Ratifo, que vestirá a camisola do Chemie pela segunda época. Na primeira, foi uma das unidades em maior evidência, ao marcar nove golos e ajudando a sua equipa a assegurar a manutenção, o seu principal objectivo, com um 14.º lugar.

Até ao momento, o Chemie efectuou quatro jogos amigáveis, tendo ganhado dois e perdido o mesmo número: Tapfer Lepzig 2-0 (derrota); Banik (2-4 derrota); Eilenburg (1-0 vitória) e Grimma (1-2 vitória).

O médio Pepo também intensifica a preparação no Caldas, que iniciou os trabalhos a 3 de Julho. O Caldas disputará a Liga 3 de Portugal e já realizou dois testes de pré-epoca, tendo goleado o Marinhense por 5-1, perdeu diante da UD Serra por 2-1. 

Na próxima sexta-feira terá mais um jogo de controlo diante do Sp.Covilhã e a 2 de Agosto bate-se com União de Leiria.

O defesa-central Mexer também já está em acção ao serviço do seu novo clube, o Ankara Keçiorengucu, que a 23 de Junho iniciou a preparação, tendo inclusive defrontando o Zira, de Guima, numa partida em que o jogador moçambicano ainda não tinha assinado pelo clube turco.

O Ankara foi o 14.º classificado da II Liga turca na temporada passada e nesta aposta em subir alguns “degraus”. O Hataspor, que caiu da I Liga, será o primeiro adversário a 10 de Agosto.

O internacional moçambicano transferiu-se há uma semana do Bandimarspor, também da II Liga turca, após dois anos de contrato. Portanto, irá enfrentar a sua ex-equipa na quinta jornada, agendada para 14 de Setembro.

Quem ainda espera pela abertura da pré-temporada é o avançado do AC Mestre, da Liga Regional da Itália, Faisal Bangal. Só a 4 de Agosto iniciará uma nova etapa.

Autor de 9 golos na última temporada, Bangal foi o futebolista em evidência na equipa italiana da região de Veneza e viu o seu contrato renovado por mais uma época,  apesar da temporada marcada por uma grave lesão.

Na época passada, o AC Mestre falhou a qualificação para a Liga 3, após perder no “play-off” com o Treviso.

À espera também da abertura da época está Gildo, que actua no Jerash, da II Liga da Arábia Saudita.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.