Jornal Desafio
Foto: Shutterstock
DESTAQUE » EXPOSIÇÃO HOMENAGEIA MÁRIO COLUNA
NOTICIÁRIO

EXPOSIÇÃO HOMENAGEIA MÁRIO COLUNA

Mário Esteves Coluna é homenageado hoje, a partir das 16:00 horas, através de uma exposição fotográfica e documental, no Bairro da Polana, na cidade de Maputo. 

Sob a curadoria de Raquel Vedor, a amostra apresenta uma colecção diversificada de fotografias, troféus e livros, reunindo momentos marcantes da vida e carreira de Coluna desde a juventude no Grupo Desportivo Lourenço Marques, praticando atletismo e futebol até à consagração internacional com a camisola do Benfica e da selecção portuguesa, destacando-se a conquista duas Taças dos Campeões Europeus (1961 e 1962) e dez campeonatos pelos “encarnados” .

O evento, que prolongar-se-á até 20 de Agosto, é organizado pela família do antigo “capitão” do Sport Lisboa e Benfica e da selecção portuguesa, em comemoração dos 90 anos do seu nascimento, celebrados no passado dia 6 de Agosto, com o objectivo de comemorar e eternizar o seu nome na história do desporto.

A expo visa também mostrar a faceta do eterno “Monstro Sagrado” do futebol moçambicano e português, que alcançou o terceiro lugar no Mundial de 1966, como jogador de talento enorme, liderança e com entrega invulgar, atributos que o tornaram um símbolo no desporto mundial, bem como o seu contributo ao desporto moçambicano, com o maior destaque para a conquista do primeiro campeonato nacional de futebol como treinador do Textáfrica, em 1976, no seu regresso ao país, passando, posteriormente, por outros clubes nacionais como o Maxaquene, Ferroviário de Maputo (campeão em 1982), Ferroviário da Beira e também  selecção nacional. Como dirigente, Mário Esteves Coluna presidiu a Federação Moçambicana de Futebol (FMF).

Mário Coluna nasceu a 6 de Agosto de 1935, em Maputo, onde morreu a 25 de Fevereiro de 2014 (78 anos), vítima de uma infecção pulmonar grave.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.