Jornal Desafio
DESTAQUE » “MAMBAS” PARTEM PARA KAMPALA CARREGADOS DE FÉ E ESPERANÇA
QUALIFICAÇÃO AO “MUNDIAL” DE 2026

“MAMBAS” PARTEM PARA KAMPALA CARREGADOS DE FÉ E ESPERANÇA

A semana desportiva no país será marcada pelo regresso da Selecção Nacional de futebol à competição, mas concretamente à fase - zona africana - de qualificação para o Campeonato do Mundo EUA, Canadá e México-2026. Hoje, 1 de Setembro, a equipa concentra-se, pela primeira vez, para amanhã viajar para Kampala, Uganda, onde na sexta-feira (5) mede forças, a partir das 18.00 horas, no Mandela National Stadium, com a selecção da casa, na sétima jornada do Grupo “G”.

Na capital do país irão juntar-se, em princípio, esta manhã, para uma sessão de treino, a única em solo nacional, os jogadores que actuam internamente, a saber: Ernani Siluane, Ivane Urrubal, Kimiss Zavala (guarda-redes); Óscar Cherene, Francisco Muchanga, Infren Matola, Chamboco (defesas); Nenê e João Bonde (médios); Clésio Bauque, Ângelo Cantolo e Melque (avançados).

Em relação aos que jogam fora do país são esperados em Kampala a 3 de Setembro (quarta-feira). Em terras ugandesas, provenientes de diversos destinos, chegam os internacionais Geny Catamo (Sporting, Portugal), Reinildo (Sunderland, Inglaterra), Diogo Calila (Santa Clara, Portugal); Bruno Langa (Pafos FC, Chipre), Guima (Zira FK, Azerbeijão), Alfons Amade (Dunfermline, Escócia), Faisal Bangal (AC Mestre, Itália), Mexer (Ankara, Turquia), Ratifo (Chemie Leipzig, Alemanha), Witi (Nacional, Portugal), Pepo (Caldas da Rainha), Kambala (Polokwane City, África do Sul) e  Keyns Abdala (Desp.Chaves, Portugal).

De resto, o seleccionador, Chiquinho Conde, terá o grupo completo de 25 atletas na capital ugandesa, onde prevê efectuar pelo menos dois treinos, na quarta e quinta-feira, sendo que neste último dia será o de adaptação ao relvado e iluminação do Mandela National Stadium.

Com 12 pontos, os “Mambas” entram para a sétima jornada, a II da segunda volta, na segunda posição, só superados pela Argélia, líder isolada com 15. A roçar os “calcanhares” aos argelinos e com possibilidades de chegar ao primeiro lugar do grupo e alcançar uma inédita qualificação para o “Mundial”, o cenário traçado por Chiquinho Conde, numa primeira reacção ao que se pode esperar dos seus pupilos, é de quem leva na bagagem uma grande dose de fé e esperança no abrir de uma nova página no futebol nacional.  

“A perspectiva é sempre positiva. Nós partimos para esta dupla jornada com 12 pontos e estamos a três do líder (Argélia) e em condições mais do que suficientes para augurarmos algo fantástico. Vamos encarar com seriedade, sabendo que temos hipóteses de vencer. De igual forma iremos enfrentar os outros jogos procurando amealhar o maior número de pontos, estando sempre à espreita de subir ao primeiro lugar, caso Argélia perca pontos”.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.