O povo precisa de voltar a sorrir! O desaire em Kampala, diante do Uganda (4-0), abriu uma ferida profunda que pode, esta tarde, a partir das 15.00 horas, ficar curada caso a Selecção Nacional leve de vencida o Botswana, em partida referente à oitava jornada do Grupo “G”, que marca o regresso dos “Mambas” ao Estádio Nacional do Zimpeto, que havia sido interditado em Março por não cumprir as exigências da CAF.
A julgar por aquilo que tem sido os desafios com o Botswana, a equipa nacional tem aqui uma grande oportunidade de voltar aos triunfos, isto porque leva uma substancial vantagem no confronto directo e é preciso fazer mesmo valer essa superioridade, visto que a derrota diante do Uganda deixou o combinado nacional em situação complicada no grupo, no que respeita ao sonho de qualificar-se pela primeira para um “Mundial”. Não só ficou mais longe da Argélia, que aumentou de três para seis pontos, bem como caiu para o terceiro lugar, em igualdade pontual (12) com o Uganda, mas em desvantagem no saldo de golos.
É, por isso, obrigatório vencer na tarde de hoje para continuar alimentar a possibilidade de pelo menos ser um dos quarto melhores segundos classificados dos nove grupos para em seguida lutar pela vaga nos “play-off”, já que o primeiro posto, que dá direito ao apuramento directo, parece que não irá fugir dos argelinos.
De resto, Moçambique e Botswana farão, em todas as competições, 23 jogos entre as duas equipas, com 15 triunfos de Moçambique, três vitórias do Botswana e cinco empates.
Em casa, a equipa nacional realizou nove jogos, com quatro vitórias, duas derrotas e três empates.
Por sua vez, o Botswana jogou em dez ocasiões no seu território, tendo vencido uma vez, averbado sete derrotas e dois empates.
Moçambique e Botswana cumprirão o quarto confronto directo em campanhas de acesso a um “Mundial”. O primeiro aconteceu a 8 de Junho de 2008, no Estádio da Machava, e resultou naquela que foi a primeira vitória de sempre do Botswana em território nacional (1-2), numa partida que era pontuável para as eliminatórias do “Mundial”-2010.