A Selecção Nacional de Futebol volta hoje a entrar em cena na sua odisseia rumo ao “Mundial”-2026, depois de ter visitado Uganda na última sexta-feira.
Hoje, o adversário é a Selecção do Botswana, no Estádio Nacional do Zimpeto, a partir das 15.00 horas, naquele que será o vigésimo quinto encontro entre ambos em todas as competições, entre jogos oficiais e amigáveis.
Nestes 23 confrontos que já foram travados com os tswanas, Moçambique leva uma larga vantagem. São 15 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas, o que confere aos “Mambas” 69 por cento de triunfos, 23 por cento de empates e oito pontos percentuais de derrotas.
Os “Mambas” já marcaram 40 golos nos embates com as “Zebras”, numa média de 1.73 golos por jogo, tendo sofrido 18, correspondentes a 0.74 golos por jogo.
De resto, o Botswana é o adversário que proporciona a melhor média de vitórias aos “Mambas” (69 por cento) dentre todos os adversários da região.
Entretanto, o primeiro confronto directo entre Moçambique e Botswana aconteceu três anos após a independência nacional, a 28 de Setembro de 1978, com a Selecção Nacional a ganhar por 1-4, em Gaberone. A 1 de Outubro do mesmo ano, com nova vitória de Moçambique, desta feita por 2-0, esses dois jogos estiveram inseridos no âmbito das celebrações dos 12 anos da independência do Botswana.
As duas selecções só voltaram a cruzar o caminho 13 anos depois, desta feita nas comemorações dos 16 anos da independência nacional, em Maputo, com Moçambique novamente em vantagem.
Foram dois confrontos realizados nos dias 20 e 25 de Junho de 1991, com o primeiro a ser ganho pela nossa selecção, por 2-0, e o segundo a terminar empatado (1-1).