Jornal Desafio
DESTAQUE » UD SONGO PODE ALARGAR VANTAGEM
MOÇAMBOLA

UD SONGO PODE ALARGAR VANTAGEM

A União Desportiva de Songo, líder isolada da classificação do Moçambola-2025, recebe esta tarde o Ferroviário de Nacala, em jogo que dá seguimento à disputa da 14.ª jornada com o objectivo centrado no aproveitamento do empate consentido pela campeã e perseguidora Black Bulls, que na quinta-feira e em embate que assinalou a abertura da ronda consentiu uma igualdade sem golos na visita ao Ferroviário da Beira.

Inicialmente marcado para domingo, o jogo foi antecipado para hoje e em caso de vitória a UD Songo terá a diferença pontual aumentada dos actuais cinco para oito pontos, dois a mais antes do arranque da 14.ª jornada.

É que à entrada para esta ronda, a primeira da segunda volta do Moçambola-2025, os “hidroeléctricos” lideravam com 29 pontos, seis a mais do que a Black Bulls (23), campeã nacional em título.

Ora, com o empate de antes de ontem, na visita ao Ferroviário da Beira (0-0), os  “touros” ganharam apenas um ponto, subindo para 24 e diminuindo para cinco a diferença em relação ao emblema da província de Tete. Quem poderia ter continuado com os mesmos seis pontos de diferença é o Ferroviário de Lichinga, que perdeu ontem (1-2) diante do seu homónimo de Maputo.

Todavia, caso ganhe, esta tarde, frente ao Ferroviário de Nacala, a UD Songo terá a sua liderança aumentada para oito pontos em relação à Black Bulls, principal concorrente na luta pelo título de campeão nacional, e nove ante o Ferroviário de Lichinga.

E a jogar em casa, a equipa de Daúde Razaque tem motivos bastantes para acreditar num triunfo, até porque o histórico desta temporada é esmagadoramente favorável.

A UD Songo ganhou seis dos sete jogos que fez na sua casa e empatou apenas um, na quarta jornada, na recepção ao Ferroviário de Lichinga (1-1). Fora isso, bateu o Ferroviário de Nampula (3-0), Desportivo da Matola e Desportivo de Nacala, ambos pelo mesmo resultado de 2-0, Ferroviário da Beira (1-0), ABB (4-0) e Chingale de Tete (5-2). Com a sua casa sendo uma fortaleza, os “hidroeléctricos” marcaram 17 golos e sofreram apenas três.

Em sentido inverso, o Ferroviário de Nacala não ganhou nenhum dos sete jogos que fez como visitante, mas arrancou três empates, todos sem golos e curiosamente nas últimas saídas que fez para a casa do Desportivo da Matola, Ferroviário de Maputo e AD Vilankulo. Nos restantes quatro perdeu diante do rival Desportivo de Nacala (2-0), Ferroviário da Beira e Chingale de Tete, ambos pelo mesmo resultado de 1-0 e ABB (3-2). Os “locomotivas” de maiaia marcaram apenas dois golos e sofreram nove.

Recorde-se que no jogo da primeira volta as duas equipas empataram, em Nacala, a dois golos.

Entretanto, ainda hoje, o Desportivo de Nacala recebe o Chingale de Tete, sétimo classificado.

Os “canarinhos” de Nacala ocupam o nono lugar com 15 pontos, enquanto o seu adversário é sétimo classificado, mas com 18 pontos.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.