Jornal Desafio
DESTAQUE » CHIQUINHO CONDE SERÁ DOUTOR HONORIS CAUSA
FUTEBOL

CHIQUINHO CONDE SERÁ DOUTOR HONORIS CAUSA

O Seleccionador Nacional de Futebol, Chiquinho Conde, será distinguido, brevemente, com o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade Púnguè (UniPúnguè).

A decisão foi tornada pública, hoje, pela reitora daquela instituição, Emília Nhalevilo, no programa “Café da Manhã” da Rádio Moçambique.

A universidade sediada em Chimoio decidiu conferir-lhe a honra pelo contributo prestado ao desporto moçambicano, tanto na qualidade de jogador como de treinador. Trata-se de um título académico honorífico atribuído a personalidades que se notabilizam em domínios como a cultura, ciência, artes e humanidades, sem exigência de trajecto académico formal.

Chiquinho Conde integra a primeira geração que levou Moçambique ao Campeonato Africano das Nações (CAN). Foi o primeiro futebolista nacional a disputar três edições da prova continental, façanha igualada apenas mais tarde por Tico-Tico e poderá ser alcançada por Dominguez e Mexer. Para além disso, é  ainda o jogador moçambicano com maior número de jogos na Liga Portuguesa de Futebol, somando 310 partidas, superando os 262 de Zainadine Júnior. A sua marca inclui também o registo de melhor marcador nacional na mesma competição, com 87 golos. O ponto mais alto da carreira deu-se ao serviço do Sporting Clube de Portugal, emblema onde milita actualmente Geny Catamo.

No comando técnico da selecção, alcançou resultados inéditos. Conduziu os “Mambas” a três apuramentos consecutivos para competições da Confederação Africana de Futebol, tendo igualmente assegurado, pela primeira vez, a presença da equipa numa fase a eliminar de uma prova continental.

Das seis ocasiões em que Moçambique conquistou presença no CAN, Conde esteve directamente ligado a cinco. Participou como jogador em 1986, 1996 e 1998, sendo capitão nas duas últimas, e regressou como seleccionador em 2023 e 2025. Apenas no torneio de 2010 não esteve associado ao grupo.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.