Jornal Desafio
FMF discute futuro em reunião crítica
DESTAQUE » ESTÁ ABERTA DISCUSSÃO INTERPRETATIVA NA FMF
REPORTAGEM

ESTÁ ABERTA DISCUSSÃO INTERPRETATIVA NA FMF

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) actualizou o texto da proposta de revisão de estatutos que vão à apreciação para posterior votação depois de amanhã, quarta-feira, 8 de Outubro corrente, na Assembleia-Geral do organismo.

De forma expressa, o novo texto estatutário indica que o titular do cargo de presidente pode exercer essas funções até um limite de três mandatos, não importando se de forma consecutiva ou intercalada.

A nova disposição consta no nº. 7, do Artigo 47 da proposta dos estatutos da FMF, já entregues às associações provinciais de futebol, cuja epígrafe é “Presidente”. Tal significa que, nesse artigo, são apresentados os direitos, responsabilidades, a forma como ocorre a eleição e quem pode ser candidato, o número de mandatos do presidente da FMF, entre outros temas.

Sobre o número de mandatos do titular do cargo de presidente, a nova redacção dispõe que “o titular do cargo de presidente da FMF pode exercer funções até um limite de três (3) mandatos, consecutivos ou intercalados”.

Esta disposição, incorporando nela a indicação da limitação do número de mandatos do presidente da FMF e a forma como ela acontece, ou seja, não importando se o limite máximo de três mandatos é atingido de forma consecutiva ou alternada, é uma evolução em relação à primeira versão da proposta de revisão destes estatutos.

No texto aprovado em reunião de Direcção Executiva, a 26 de Agosto último, a FMF propunha que, em relação ao número de mandatos do titular do cargo de presidente, viesse expresso que é de três.

Todavia, o texto omitia a parte final que, seguindo o que consta no Estatuto da FIFA, que serve de guia na nova revisão em curso, indica o limite de três mandatos ocorre não importando se de forma consecutiva ou alternada.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.