Jornal Desafio
DESTAQUE » VINTE E QUATRO ATLETAS NACIONAIS CONCORREM A BOLSAS OLÍMPICAS
REPORTAGEM

VINTE E QUATRO ATLETAS NACIONAIS CONCORREM A BOLSAS OLÍMPICAS

Depois da reunião de planificação para os Jogos Olímpicos Los Angeles-2028 entre as federações nacionais e o Comité Olímpico de Moçambique (COM), em Setembro último, aguarda-se com enorme expectativa o anúncio dos bolseiros para o novo ciclo olímpico ou quadriénio que encerrará com a realização do maior evento planetário nos Estados Unidos da América (EUA).

São no total 24 atletas das diversas modalidades olímpicas nacionais que concorrem às bolsas olímpicas do ciclo olímpico 2025/2028. Ao todo são 32 modalidades ao nível mundial que estão inseridas no programa olímpico rumo aos Jogos de Los Angeles e delas Moçambique conta com oito cujos atletas são potenciais concorrentes a bolsas disponíveis, nomeadamente atletismo, natação, judo, taekwondo, vela e canoagem, isto ao nível das disciplinas desportivas individuais; mais basquetebol e voleibol, nas colectivas.

São praticamente as mesmas modalidades, incluindo o boxe, que no último ciclo olímpico 2021/2024, que culminou com a realização dos Jogos de Paris-2024, apresentaram, tanto ao nível individual, como de equipas, um grande potencial para qualificar atletas, mas que nem todas conseguiram tal feito.  

O boxe permanece infelizmente como incógnita para Los Angeles-2028, por causa do surgimento da nova entidade gestora do pugilismo ao nível mundial, o World Boxing, que passou a ser reconhecido desde o ano passado pelo Comité Olímpico Internacional (COI) como interlocutor em detrimento da Federação Internacional da modalidade, à qual a Federação Moçambicana continua filiada, tanto como outras federações nacionais.

Apesar de ser um potencial concorrente a bolsas olímpicas, uma vez ter conseguido qualificar atletas nas últimas duas edições dos Jogos Olímpicos, o boxe moçambicano não consta no programa das modalidades olímpicas integradas no actual ciclo não devendo, por isso, beneficiar das bolsas disponíveis. Para o efeito, deve se filiar ao World Boxing, um processo que, segundo o secretário-geral do COM, Penalva César, não depende apenas da Federação Moçambicana de Boxe e do Comité Olímpico Nacional, mas sobretudo do Governo, neste caso o Ministério da Juventude e Desportos.

Salientar que Moçambique participou nos Jogos Olímpicos Paris-2024 nas modalidades de boxe, judo, vela, atletismo e natação, sendo que as duas últimas disciplinas beneficiaram de vagas da universalidade olímpica atribuídas aos atletas cujas marcas são promissoras ou que se aproximam aos mínimos olímpicos. 

Sete atletas representaram o país no evento, sendo que deste número apenas três tiveram uma qualificação directa, designadamente Alcinda dos Santos (boxe), Deizy Nhaquile (vela) e Jacira Ferreira (judo). Os restantes, nomeadamente Steven Sabino (atletismo), Tiago Muxanga (boxe) e Matthew Lowrence (natação) beneficiaram de vagas da universalidade olímpica. 

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.