O FERROVIÁRIO da Beira venceu na noite de ontem o anfitrião Matero Magic por 94-83, em jogo da segunda jornada do Grupo “E” da Road to BAL 2026, somando assim o seu segundo triunfo consecutivo na prova que decorre em Lusaka, Zâmbia.
Os campeões nacionais tiveram um início de jogo complicado, chegando a estar em desvantagem durante os primeiros minutos. A equipa só conseguiu igualar o marcador (11-11) ao quinto minuto e passou à frente pela primeira vez a dois minutos do fim do primeiro quarto (21-20). Contudo, o Matero Magic reagiu de imediato e fechou o período na frente: 26-27.
No segundo quarto, os “locomotivas” acertaram o seu jogo e impuseram um parcial de 27-19, conseguindo a reviravolta que lhes permitiu chegar ao intervalo a vencer por 53-46. Apesar de um terceiro período equilibrado o Ferroviário manteve o controlo (20-19) e, no último quarto, confirmou o triunfo com mais um parcial favorável de 21-18, fixando o resultado final em 94-83.
Foi uma exibição de maturidade e consistência ofensiva, marcada por uma boa rotação de bola e eficácia no tiro exterior — factores decisivos para travar a reacção do conjunto zambiano.
Com este resultado, o Ferroviário da Beira reforça a liderança do Grupo “E”, mantendo-se invicto após dois jogos. O próximo desafio será determinante para as aspirações de qualificação à Elite 16, fase seguinte de acesso à Basketball Africa League (BAL).
Noutras partidas, o Bravehearts do Malawi, reforçado pelo moçambicano Milton Caifaz, garantiu a sua primeira vitória diante dos Dolphins do Botswana por 68-59. O Johannesburg Giants (África do Sul) também somou o seu segundo triunfo frente ao Basket Hounds (Zimbabwe) por 79-65.
Hoje, o Ferroviário da Beira mede forças com o Bravehearts de Milton Caifaz, a partir das 15.00h. A anteceder este encontro, os Dolphins defrontam o Johannesburg Giants, às 12.00h e no fecho da jornada o Matero Magic enfrenta o Basket Hounds, às 18.00h.



 
	