Ao longo da última semana, Abdul Omar, treinador da AD Vilankulo, prometeu travar o ímpeto da UD Songo, mas acabou “morrendo pela boca”, tal como acontece com o peixe. Na deslocação ao reduto da UD Songo, a sua equipa não foi suficientemente forte para evitar a décima quarta vitória consecutiva da dos “hidroeléctricos”, que desta feita venceram por 2–0, em partida referente à décima oitava ronda do Moçambola-2025.
A equipa de Abdul Omar entrou para a zona dos balneários deitando água no chão. Victor Matine, adjunto da UD Songo, atirou folhas de árvore que trazia na mão sobre as gotas de água que estavam no túnel de acesso ao relvado. Foi um cenário que arrancou risos de todos os que estavam atentos e serviu para apimentar o duelo.
Já dentro das quatro linhas as coisas começaram mal para os “hidrocarbonetos”. Num ataque dos “hidroeléctricos”, um defesa impediu a progressão da bola com a mão e o árbitro assinalou grande penalidade. Luís Miquissone pegou na bola e rematou a contar, aos dois minutos.
Seguiu-se uma UD Songo com maior iniciativa de jogo, aproveitando a distracção dos defesas forasteiros para criar perigo junto à baliza de Wilson. Uma dessas situações ocorreu aos quatro minutos, quando Victor, pela direita do ataque da equipa da casa, viu Alcides a entrar na grande área pelo lado oposto e assistiu-o com um cruzamento. O camisola nove rematou, mas o guarda-redes Wilson, atento, fez uma defesa. Na recarga, voltou a defender, cedendo canto.
Depois do minuto 20, os rapazes da “terra da boa gente” cresceram e bloquearam quase todos os caminhos de acesso à baliza defendida por Wilson, obrigando o Songo a trocar a bola na sua zona mais recuada e a tentar uma progressão lenta. Ainda assim, conseguiu produzir alguns lances ofensivos. Aos 21 minutos, por exemplo, Kikito, do lado esquerdo, cruzou para o lado contrário; Mesa rematou, mas a bola embateu em Muzaza.
O sucesso da ADV no bloqueio das linhas de passe para a penetração a partir do meio-campo foi acompanhado por rápidos contra-ataques. A título de exemplo, no minuto 52 Elton, no grande círculo, fez um passe adiantado para Kwali, que, na corrida pela esquerda, ganhou vantagem sobre um defesa, mas rematou para as nuvens. Três minutos depois houve uma troca de passes na linha de fundo, na ala direita, culminando com um cruzamento atrasado para o meio-círculo. Mesa, com melhores alternativas, optou por um remate de primeira, por cima da barra.


