A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) promoveu ontem uma Gala Corporativa de angariação de fundos de apoio à participação dos “Mambas” no CAN, na qual ficou-se a saber que são necessários ainda perto de 40 milhões de meticais para custear toda a operação.
Apesar de a FMF ainda estar longe de arrecadar metade do valor, a cerimónia, que juntou Governo e parceiros, trouxe boas notícias, já que ficou-se a saber que os Caminhos de Ferro e Portos de Moçambique (CFM) vão apoiar com cinco milhões de meticais. O anúncio foi feito pelo Presidente do Conselho de Administração dos CFM, Agostinho Langa Jr., que na sua intervenção se mostrou esperançado de que a FMF consiga o valor necessário para levar os “Mambas” ao CAN.
“Tem sido uma honra para a nossa empresa apoiar a Selecção. Estamos prontos para continuar a trabalhar com a federação. É importante que mais parceiros se juntem a esta causa nacional. A realidade do nosso país exige que todas as empresas sejam criteriosas no apoio. Isto reforça a ideia de que temos de trabalhar juntos. Mas acreditamos que, para que esta causa seja verdadeiramente sustentável, é preciso haver um plano organizado.”
Antes desta intervenção, a FMF tinha anunciado, igualmente, um apoio de cinco milhões de meticais das Cervejas de Moçambique (CDM), uma contribuição que perfaz, ao todo, dez milhões — reduzindo o custo dos anteriores 45 para 35 milhões.
O encontro, que juntou o Governo, representado pelo ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse, e pelo ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Mateus Saize, trouxe, por isso, boas notícias para a Selecção Nacional. Na ocasião, Caifadine Manasse mostrou-se confiante na obtenção de todo o valor que a Selecção precisa para estar no CAN.
“Estamos a trabalhar para conseguir o apoio necessário para o CAN. O Governo fará de tudo para o conseguir e acreditamos que, com a união de todos, iremos resolver. Temos visto o esforço da FMF neste sentido”.
Por sua vez, o presidente da FMF, Feizal Sidat, sensibilizou os parceiros a apoiarem a equipa nacional, que tem tido bons desempenhos. “Investir nos ‘Mambas’ é investir no país. Contamos convosco para o sucesso desportivo”, disse.


