O Costa do Sol e o Ferroviário de Maputo enfrentam-se esta tarde (15.00 horas), no campo dos “canarinhos”, no jogo de maior destaque da 22.ª jornada do “Moçambola”-2025, mas com os dois clubes maiores vencedores do futebol moçambicano longe de estarem a perseguir objectivos cimeiros do campeonato.
Combinados, em 49 anos da história do futebol nacional depois da independência, Costa do Sol e Ferroviário de Maputo conquistaram 40 títulos nas duas principais competições, nomeadamente o “Moçambola” e a Taça de Moçambique.
No “Moçambola” os dois emblemas estão empatados com 10 taças conquistadas cada, sendo os maiores vencedores. Já na Taça de Moçambique o Costa do Sol lidera com 13 títulos, numa lista em que o Ferroviário de Maputo segue em terceiro (sete), atrás do Maxaquene (nove).
Para a presente edição do “Moçambola” “canarinhos” e “locomotivas” da capital jogam pela honra, pois há muito que estão arredados da luta pelo título, somando 29 e 28 pontos ao cabo de 19 e 20 jogos, a melhor para o Ferroviário de Maputo.


