A nadadora juvenil do Clube Barracudas de Maputo saiu com três recordes nacionais do Campeonato da Cidade de Verão, que teve seu epílogo no domingo na Piscina Olímpica do Zimpeto. O campeonato foi disputado em dois grandes grupos etários, nomeadamente 13 anos acima (escalão absoluto), envolvendo juvenis, juniores e seniores; e 12 anos abaixo (escalão de formação), abrangendo pré-iniciados, iniciados e infantis.
A ela junta-se a infantil e companheira de equipa Daniela Mansor, que bateu um, totalizando quatro recordes nacionais individuais.
O campeonato produziu 10 recordes, sendo seis em estafetas, dos quais dois nacionais e os restantes da cidade.
Ângela Chicumbe foi recordista nas distâncias de 100 e 200 metros nas especialidades de mariposa, bruços e estilos, respectivamente.
Nos 100 metros mariposa, Ângela fixou o novo máximo em 1.11,50 minuto, superando o seu próprio recorde de 18 de Outubro último e que estava fixado em 1.12,21.
Já nos 200 bruços, a atleta do Barracudas registou o novo recorde com a marca de 2.59,31 minutos, contra 3.03,25 que pertencia a Estela Massingue, do Clube Tubarões, registado no dia 17 de Maio. Nos 200 estilos fixou o novo máximo em 2.41,74 minutos, contra 2.41,95 registados por Jéssika Cossa, antiga nadadora do Golfinhos, no dia 28 de Novembro de 2013.
Enquanto isso, Daniel Mansour estabeleceu novo recorde nos 50 metros mariposa com a marca de 32,93 segundos, contra 33,11 fixados por Ângela Chicumbe em Outubro de 2024.
Salientar que, apesar de ter fixado três novos máximos nacionais, não conseguiu se impor na disputa do título na sua categoria, tendo sido relegada ao terceiro plano pela também recordista Estela Massinga, que, apesar de ter sido campeã, saiu em branco em termos de recordes.
Estela sagrou-se campeã ao somar ao fim do campeonato 62 pontos, contra 54 da Ângela. O segundo lugar coube a Kianga Miambo, também do Tubarões, que amealhou 56.
Em juniores femininos, a campeã chama-se Nemzi Albino e é, igualmente, do Tubarões. Fez 63 pontos, contra 44 de Kyara Vasco, do recém-nascido Clube Endorfins. Liah Lobo, do Barracudas, ficou em terceiro com 33.
Por último, em seniores femininos, coube a Matilde Roff o título, sendo a única da categoria que competiu no escalão absoluto, que envolve também juvenis e juniores. Matilde reuniu 72 pontos.
Em masculinos, começado pelos seniores, o campeão chama-se Hugo de Sousa, do Endorfins, que registou 54 pontos, contra 16 de Cipriano Caldeira, do Tubarões, e 9 de Ukay António, do Barracudas.
O título de juniores masculinos foi divido por Rodrigo Marques, do Barracudas, e Lázaro Mente Júnior, do Tubarões, ambos com 61 pontos. João Alvim, também do Barracudas, ficou em terceiro com 38 pontos.
Por fim, em juvenis, o campeão chama-se Kayzan da Silva, num pódio dominado por Tubarões. Obteve 64 pontos, contra 63 de Gonçalo Basto e 41 de Kyano da Silva.


